REPRESENTAÇÃO FEMININA E ESCRITA DE TEXTOS LITERÁRIOS A PARTIR DE CONTOS DE MARINA COLASANTI

EntreLetras

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ISSN: 21793948
Editor Chefe: Cícero da Silva
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

REPRESENTAÇÃO FEMININA E ESCRITA DE TEXTOS LITERÁRIOS A PARTIR DE CONTOS DE MARINA COLASANTI

Ano: 2021 | Volume: 11 | Número: 3
Autores: R. C. D. Valtão, E. P. M. Elisbon
Autor Correspondente: R. C. D. Valtã | [email protected]

Palavras-chave: escrita literária, leitura literária, feminino, representações, Marina Colassanti

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo pretende apresentar os resultados de um trabalho que articulou leitura e escrita literárias desenvolvido com alunos do Ensino Médio a partir dos contos A moça tecelã e Para que ninguém a quisesse, de Marina Colasanti. Fundamentada no caráter humanizador da literatura, tal como elaborado por Antonio Candido (2015), essa proposta possibilitou aos alunos tanto autonomia, legitimação dos seus posicionamentos de autores e estabelecimento de relações entre autoria feminina e representações femininas patentes na sociedade contemporânea pela voz de Marina Colasanti - que, numa ótica contra-hegemônica, evidencia tanto a violência simbólica quanto a emancipação e o autoconhecimento feminino.



Resumo Inglês:

This article present s the results of a project combining literary reading and writing carried out with high school students taking as a starting point the short stories A moça tecelã and Para que ninguém a quisesse, by Marina Colasanti. Substantiated by the humanizing nature of literature, as presented by Antonio Candido (2012), this proposal allowed the students to develop autonomy, legitimate themselves as a uthors and, coming out of Colasanti's voice, set up relations between female authorship and fem inine representations in contemporary society, that, from a converse standpoint, highlight both the symbolic violence and the women's emancipation and self - knowledge.