As representações das nobrezas capetíngia e carolíngia na Chanson de Roland

Manduarisawa

Endereço:
Avenida Rodrigo Otávio, 6200 - Japiim
Manaus / AM
69077-000
Site: http://periodicos.ufam.edu.br/manduarisawa
Telefone: (92) 9440-7119
ISSN: 2527-2640
Editor Chefe: Monize Melo da Silva Chaves
Início Publicação: 22/09/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

As representações das nobrezas capetíngia e carolíngia na Chanson de Roland

Ano: 2022 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Elisângela Coelho Morais
Autor Correspondente: Elisângela Coelho Morais | [email protected]

Palavras-chave: Cavalaria; Nobreza; Literatura.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise sobre a narrativa francesa do século XII, La Chanson de Roland, que se propunha a ser um relato da Batalha de Roncevaux onde o exército franco liderado pelo imperador carolíngio Carlos Magno é emboscado, onde seu sobrinho Roland e os doze pares de França, mortos pelo exército do não cristão Marsile, formado por seguidores do Islão de vários lugares, mas aqui são inicialmente destacados os sarracenos. O texto fora produzido séculos após a batalha e traz características políticas e sociais semelhantes as existentes durante os reinados específicos dos monarcas capetíngios Louis VI, Louis VII e Philippe II, envoltos no ideal Cruzado e na construção de um conceito de monárquica forte e expansionista, para esse fim, os reis do século XII, usarão a imagem vitoriosa de Carlos Magno como “propaganda” de seus próprios reinados, inspirando diretamente a escritura da Chanson em suas diversas versões, que buscarão trazer em seu cerne ideais valorizados pela monarquia capetíngia à narrativa que se dizia uma narração do que tinha acontecido na batalha do século VIII, onde originalmente os francos enfrentaram os também cristãos, os bascos.



Resumo Inglês:

This article aims to analyze the French narrative of the twelfth century, La Chanson de Roland, which was intended to be an account of the Battle of Roncevaux where the Frankish army led by the Carolingian emperor Charlemagne is ambushed, where his nephew Roland and the twelve pairs of France, killed by the army of the non-Christian Marsile, formed by followers of Islam from different places, but here the Saracens are initially highlighted. The text was produced centuries after the battle and brings political and social characteristics similar to those existing during the specific reigns of the Capetian monarchs Louis VI, Louis VII and Philippe II, wrapped in the Crusader ideal and in the construction of a concept of strong and expansionist monarchy, to this end, the twelfth-century kings used the victorious image of Charlemagne as “propaganda” for their own reigns, directly inspiring the writing of the Chanson in its various versions, which sought to bring, at its core, ideals valued by the Capetian monarchy to the narrative that it was said to be a narration of what had happened in the battle of the 8th century, where the Franks originally faced the also Christians, the Basques.