Representações sexuais e (anti)literárias na poesia xamânica de Roberto Piva

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Editor Chefe: Comissão Editorial
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Representações sexuais e (anti)literárias na poesia xamânica de Roberto Piva

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 6
Autores: Marco Antonio Milaré Veronese
Autor Correspondente: M. A. M. Veronese | [email protected]

Palavras-chave: Roberto Piva, poesia xamânica, sexualidade, referências literárias, etnopoesia, shamanic poetry, sexuality, literary references, ethnopoetry

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo analisa as representações da sexualidade através das referências literárias na poesia xamânica de Roberto Piva (iniciada em Ciclones, de 1997). Especificamente, as recorrências à Divina Comédia de Dante Alighieri, bem como à obra de Pier Paolo Pasolini, servem de exemplos de sexualização devido à forma como é lida pelo poeta paulistano, leitura esta que possibilita uma escrita também plena de sexualidade, além de sugestivamente “antiliterária”. Essa ambivalência é um aspecto particular de destaque na poética xamânica que, na contemporaneidade, é devedora da etnopoesia criada pelo poeta norte-americano Jerome Rothenberg – a qual também transita entre âmbitos literários e não literários por meio de referências específicas a determinados poetas e correntes (anti)literárias.



Resumo Inglês:

This article analyses the representation of sexuality through the literary references in Roberto Piva's shamanic poetry (started with Cyclones, published in 1997). The references to Dante Alighieri’s Divine Comedy as well as to Pier Paolo Pasolini’s works are examples of sexualization because of the way of reading by the Brazilian poet, which enables a writing both full of sexuality and suggestively “anti-literary”. This ambivalence is a particular aspect of the shamanic poetry that, in contemporary times, derives from the ethnopoetry created by the American poet Jerome Rothenberg – which moves between literary and non-literary fields through specific references to particular poets and to (anti)literary movements.