Este trabalho apresenta resultados de pesquisa que investigou como o download de música foi representado nas notícias do portal G1, entre os anos de 2006 e 2013. A pesquisa analisou 713 notícias com auxílio do programa Nvivo10. Observamos que houve um momento de repressão e perseguição aos usuários, fechamento de sites e redes de compartilhamento de arquivos por infringirem a Lei de Direitos Autorais; posteriormente houve uma adaptação da indústria, pela liberação de música digital gratuita em troca de receitas de publicidade baseadas em audiência. Por fim, houve uma reinvenção, por parte da indústria fonográfica, da música enquanto negócio, através da ampliação e diversificação dos canais de consumo, como assinatura de serviços online e games temáticos.
This paper presents some findings of a PhD thesis on how the music download was represented in the G1 news portal between 2006 and 2013. The research examined 713 stories with the assistance of software Nvivo10. When examining the data collected, we observed that there was a moment of repression and persecution of users, as well as closing out of sites and networks of music-sharing due to violation of copyright laws. Later there was an adaptation of the industry through the release of free digital music in exchange for audience-based advertising revenue. Finally, there was a reinvention of music as a business by the music industry, expanding and diversifying it through sales of subscription to online music services and music games.