A publicação da revista Residência Pediátrica representa mais um passo em nosso trabalho na direção do jovem pediatra.
Iniciamos nossa jornada com a ampliação e modernização do espaço do “Projeto Médicos Residentes†na página eletrônica da SBP. EvoluÃmos com a extensão e unificação da anuidade dos Residentes (o mesmo valor desde R1 até o final da formação como R4 ou R5), com a garantia de todos os direitos inerentes aos associados.
Inauguramos com o I Congresso Brasileiro de Médicos Residentes em Pediatria da SBP um espaço de discussão acadêmica e de ordem prática voltado para os jovens pediatras. Investimos na aproximação da SBP com os alunos de medicina, por meio da inclusão de um espaço próprio para as Ligas de Pediatria no Congresso dos Residentes.
Em nossa revista Residência Pediátrica está aberto um espaço para a publicação de artigos cientÃficos que tenham um Residente de Pediatria como autor principal, como forma de estimular o interesse na produção acadêmica. Ainda como parte da valorização desse interesse, temos como objetivo a publicação de artigos seriados voltados para a orientação, a leitura e a elaboração de um artigo cientÃfico.
Com a publicação de protocolos, manuais e “Fique ALERTA!†de interesse prático para a vida profissional em Pediatria – informações estas construÃdas na própria SBP e outras instituições de reconhecido saber – pretendemos facilitar e manter o acesso continuado à s informações cientÃficas.
IncluÃmos em nossa Residência Pediátrica a apresentação de um caso clÃnico interativo, com vistas a exercitar o raciocÃnio clÃnico, assim como incentivar a discussão de novas técnicas, diagnósticas e avanços terapêuticos colocados à disposição do pediatra.
A Residência Pediátrica pretende, no conjunto de seus objetivos, mostrar ao jovem pediatra que a participação associativa é um caminho para a construção de uma Pediatria de sólida qualidade técnica, bem como para garantir o fortalecimento de uma atuação articulada e uma condução mais efetiva das reivindicações e ações em defesa dos direitos do Pediatra.
Esperamos que a leitura deste número da Revista se revele proveitosa para todos e suscite comentários, crÃticas e sugestões para um constante aprimoramento das futuras publicações.