A resistência de comunidades na luta pelo território em ambientes de extração minerária

REVISTA DE CIÊNCIAS DO ESTADO - REVICE

Endereço:
Avenida João Pinheiro, nº 100, Centro.
Belo Horizonte / MG
30130-180
Site: https://seer.ufmg.br/index.php/revice/index
Telefone: (31) 3409-8620
ISSN: 25258036
Editor Chefe: Lucas Antônio Nogueira Rodrigues
Início Publicação: 31/05/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

A resistência de comunidades na luta pelo território em ambientes de extração minerária

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: J. Benício Xavier, L. Pirchiner de Oliveira Vieira
Autor Correspondente: L. Pirchiner de Oliveira Vieira | [email protected]

Palavras-chave: pensamento utópico, contradições do capitalismo, mineração, resistência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo pretende analisar a experiência de resistência de comunidades atingidas por megaempreendimento minerário, o Projeto Minas-Rio, nos municípios de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais, como a materialização de contradição existente dentro do modo de produção capitalista, com foco no papel do Estado frente à propriedade privada. A análise é desenvolvida a partir de conceitos marxistas replicados por David Harvey no livro 17 Contradições e o fim do capitalismo, lançado em 2016. Parte-se do pressuposto que contradições podem constituir fontes fecundas para a superação desse modelo econômico de acumulação, o que permite dizer que os processos de resistência resultantes da expansão do capital nos locais mencionados abrem espaço para o pensamento utópico como meio para se alcançar uma vida decente para todos os seres, pautada pela igualdade real.



Resumo Espanhol:

Este estudio tiene como objetivo examinar la experiencia de resistencia de las comunidades afectadas por mega proyecto de minería, el Proyecto Minas Río, en los municipios de Conceição do Mato Dentro e Alvora de Minas, en Minas Gerais, la materialización de contradicción existente dentro del modo de producción capitalista, con foco en el papel del Estado frente a la propiedad privada. El análisis se desarrolla a partir de conceptos marxistas replicados por David Harvey en el libro 17 Contradicciones y el fin del capitalismo, lanzado en 2016. Se parte del supuesto de que contradicciones pueden constituir fuentes fecundas para la superación de ese modelo económico de acumulación, lo que permite que los procesos de resistencia resultantes de la expansión del capital en los lugares mencionados abren espacio para el pensamiento utópico como medio para alcanzar una vida decente para todos los seres, pautada por la igualdad real.