A década de 60 foi marcada pela explosão de movimentos artÃstico-culturais promovidos por músicos de uma classe média intelectualizada. Estes movimentos, ligados aos CPCs (Centros Populares de Cultura), tinham por objetivo a conscientização, a politização e, consequentemente, a ascensão da classe proletária. Para tanto, se embasavam em uma teoria especÃfica – a de Cultura Popular – e um de seus focos eram os artistas populares. Entretanto, ao por em prática tais objetivos, terminavam, ainda que inconscientemente, em um discurso de superioridade, quando tentam moldar a cultura e estética musical dos artistas populares. Esta ação ocasiona, por sua vez, um outro discurso de resistência do sujeito artista popular, que não se apropria das ideias, nem tampouco aceita a bossa nova da classe média: a postura desse sujeito materializa-se em seu discurso. A proposta deste estudo é apresentar brevemente o contexto histórico, social e cultural dessa época.
Los años 60 estuvieron marcados por la explosión del movimiento artÃstico y cultural promovido por músicos de una clase media intelectualizada. Estos movimientos eran vinculados a los CPCs (Centros de Cultura Popular), tenÃan como objetivo la movilización, politización y, por consiguiente, el aumento de la clase proletaria. Para esto, tenÃan por base una teorÃa especÃfica – la de Cultura Popular – y uno de sus focos fueron los artistas populares. Sin embargo, cuando ponÃan en práctica estos objetivos, aunque sea inconscientemente, demostravan tener un discurso de superioridad, cuando tratavan de dar forma a la cultura y a la estética musical de los artistas populares. Esta acción resulta, a su vez, en un otro discurso de resistencia del sujeto artista popular, que no se apropia de las ideas y no acepta la “bossa nova†de la clase media: la postura de este sujeto se materializa en su discurso. El propósito de este estudio es presentar brevemente el contexto histórico, social y cultural de esa época.
Palabras-clave: Sujeto; música; resistencia.