Resistência e identidade no urbano: a black music dita os passos e a apropriação do espaço no Quarteirão do Soul em Belo Horizonte

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ISSN: 1984-5537
Editor Chefe: Angelo Serpa
Início Publicação: 28/02/2005
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geografia

Resistência e identidade no urbano: a black music dita os passos e a apropriação do espaço no Quarteirão do Soul em Belo Horizonte

Ano: 2010 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro
Autor Correspondente: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: sociabilidade, culturas urbanas, identidade, black music.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O crescimento urbano, associado ao desenvolvimento tecnológico, atribui outros
sentidos para a cidade e novos parâmetros de sociabilidade. Estes, muitas vezes, se
constituem a partir da fruição de produtos midiáticos. Assim, vemos surgir espaços
que se transformam pela apropriação de grupos identificados com determinados
produtos culturais. Este trabalho busca investigar, a partir das manifestações ligadas
aos produtos da mídia, como as diversas identidades se constituem no espaço
urbano e como estas influenciam na apropriação e nos novos usos deste espaço.
Nossa abordagem tem como objeto empírico as manifestações ligadas à black
music, mais especificamente ao Quarteirão do Soul, movimento que acontece nas
tardes de sábado na região central de Belo Horizonte. O Quarteirão do Soul surgiu
como uma forma de se reencontrarem os amigos que frequentavam os chamados
bailes black no centro da cidade nos anos 1970 e que, com o passar dos anos,
foram sendo expurgados para a periferia da cidade. Tal manifestação constitui uma
forma de resistência, pois os participantes do Quarteirão do Soul se apropriaram
do local mesmo sem o aval da prefeitura, e também caracteriza-se pela afirmação
da identidade de seus participantes, que se espelham no discurso de igualdade
pregado pelo movimento soul representado principalmente pela figura do cantor
James Brown.



Resumo Inglês:

Urban growth, associated with technologic development, assigns new meanings to
cities; new influences are delineated and create different parameters of sociability.
Such parameters, many times constitute themselves from the flow of media products.
Therefore, in Belo Horizonte, we see new spaces being formed or the same old
locations transforming themselves thorough the appropriation of groups formed
by the common taste for specific cultural products. This work intends to investigate,
based on the manifestations connected with media products, how different identities
establish themselves in the urban space and how they influence the appropriation
and new uses ascribed to the space. Our approach has as an empirical object
the manifestations linked with black music, most specifically to the Quarteirão
do Soul, an event that takes place on saturday afternoons in the central region of
Belo Horizonte. The Quarteirão do Soul was born as a form of reconnecting with
friends that frequented the so called black parties in the center of the city in the
70s, and that, with the years were obliterated to the suburbs. This manifestation
constitutes a form of resistance, because its participants appropriate themselves of
the place without the clearance from the mayor’s office and it characterizes itself
by the affirmation of the identity of its attendees, which mirror themselves in the
discourse of equality preached by the soul movement represented primarily by the
figure of the singer James Brown.