Neste trabalho, temos como objetivo analisar o conceito e caracterÃsticas de leitura
e releitura de imagens, exercÃcios recorrentes no ensino de arte. Para isso, destacamos
algumas diferenças e vÃnculos entre essas duas práticas. Relatamos ainda um projeto desenvolvido
junto a alunos/as de três turmas de 9º anos do Ensino Fundamental, no ano de
2011, em Guarapuava, Paraná, no qual foram feitas leituras e releituras visuais. Para a execução
das atividades, respaldamo-nos na obra Guernica, de Pablo Picasso. Os resultados
apresentados demonstraram que tanto nas leituras quanto nas releituras, os gostos, os interesses
e os conhecimentos prévios e pessoais dos alunos e alunas influenciaram sua percepção
e interpretação visual. Além disso, dividimos as releituras em três grupos de caracterÃsticas
distintas. Por fim, consideramos que tanto as leituras quanto as releituras de imagens
são construÃdas na interação entre os/as estudantes, o contexto em que eles vivem,
sua subjetividade e os artefatos visuais de seus cotidianos.
In this work, we aim to analyze the concept and characteristics of image readings
and reinterpretations, which are recurring exercices in art teaching. To do so, we highlight a
few differences and connections between these two practices. We also report a project
developed with the students of three classes of the 9th year of elementary school, in 2011, in
Guarapuava, located in the state of Paraná, where were made visual readings and
reinterpretations. For the performance of the activities, we based in Pablo Picasso‟s
Guernica. The results presented demonstrated that in both the readings and the
reinterpretations, the likings, interests and previous and personal knowledges of the students
influenced their perception and visual interpretation. Furthermore, we divided the
reinterpretations in three groups with distinct characteristics. Finally, we consider that both
the readings and the reinterpretations of the images are constructed in the interaction
between the students, the contest in which they live, their subjectivity and visual artifacts of
their daily lifes.