O artigo discute a restauração do Odeion de Péricles em Atenas, realizada por rei
Ariobarzanes II da Capadócia entre 63 e 51 a. C. O teatro coberto, localizado próximo Ã
encosta sudeste da acrópole, foi construÃdo no século V a. C. e destruÃdo durante o
cerco do general romano Sula à cidade em 86 a. C., seja pelos invasores, seja pelos
sitiados. A restauração deste “monumento anti-persa†é extremamente significativa
para a compreensão das polÃticas externas ateniense na primeira metade do século I a.
C., quando o poder romano criou um novo quadro geopolÃtico no Mediterrâneo
oriental; argumenta-se que a formação de uma identidade anti-bárbara,
profundamente relacionada a uma propaganda que relacionava MitrÃdates e os partas
aos antigos persas, foi a principal motivação para a intervenção capadócia no espaço
urbano ateniense. A partir do ponto de vista da história urbana ateniense, a
restauração é um exemplo eloquente de uma nova atitude diante do espaço urbano,
que se tornaria uma caracterÃstica central nas intervenções urbanas de Atenas nos
perÃodo tardo-republicano e augustano: o urbanismo antiquário.