Resumo - Vivência e constituição de sentidos sobre a educação: um estudo com jovens egressos do ensino médio (Tese de Doutorado em Psicologia)

Revista Obutchénie

Endereço:
Avenida João Naves de Ávila 2121 - Bloco G - Santa Mônica
Uberlândia / MG
38400-902
Site: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie
Telefone: (34) 3239-4212
ISSN: 2526-7647 (on-line)
Editor Chefe: Andréa Maturano Longarezi
Início Publicação: 06/04/2017
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Resumo - Vivência e constituição de sentidos sobre a educação: um estudo com jovens egressos do ensino médio (Tese de Doutorado em Psicologia)

Ano: 2022 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: L. C. B. de Melo
Autor Correspondente: L. C. B. de Melo | [email protected]

Palavras-chave: Educação, Estudos, Egressos do ensino médio

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ancoradas no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural, que defende a importância dos processos educativos formais para o desenvolvimento dos sujeitos, ao afirmar que eles ocorrem a partir da aprendizagem de cada indivíduo em sua ontologia, a pesquisa realizada e apresentada neste resumo teve como objetivo investigar as vivências que compõem a história escolar de jovens egressos do ensino médio para entender a constituição dos sentidos pessoais sobre a educação. Para desvelar as relações essenciais, ou seja, o que não é aparente no processo de formação dos sentidos, nosso trabalho se organizou a partir do método do materialismo histórico-dialético, já que pretendíamos reconstruir por meio das abstrações os nexos entre as vivências e os sentidos pessoais. Destacamos o valor desse método para a realização de estudos da psicologia, visto que, por meio dele, podemos superar “o hiperdimensionamento da subjetividade e sua perda de articulação com a objetividade que o resgate marxiano da centralidade da objetividade permite superar” (TONET, 2013, p. 99). Além disso, tal caminho epistemológico permite a leitura da processualidade inerente ao desenvolvimento do psiquismo, conforme preconiza a Psicologia Histórico-Cultural. Destacamos que tais princípios nortearam o processo da pesquisa, o caminho percorrido na elaboração deste estudo de caráter teórico e empírico.