O entrelaçamento entre teatro é realidade é quase sempre uma importante parte da dinâmica da revolução e, sem dúvida, pode ser observado na Revolução Tunisiana de 2011, que deu início à “Primavera Árabe”. Este artigo irá considerar três exemplos significantes desse processo, envolvendo duas peças recentes Khamsūn (Cinquenta, escrita em 2006) e Yahia Yaïsh (Amnésia, escrita em 2010), criadas por dois dos principais artistas teatrais da Tunísia, a dramaturga Jalila Baccar e seu diretor/marido Fadhel Jaïbi, e o ato (performance da vida real) do tunisiano Abd-En-Nasser Laouini que, ao comemorar nas ruas quase desertas devido ao toque de recolher, a fuga do ditador Ben Ali, acabou por realizar uma performance teatral, que foi filmada sem seu conhecimento e rapidamente alcançou as redes sociais e os canais de televisão.
The intermingling of theatre and reality is usually an important part of the dynamics of revolution, and was certainly to be seen in the 2011Tunisian Revolution, which initiated the so-called “Arab Spring.” This paper will consider three significant examples of this process, involving two recent plays, Khamsūn (Fifty, written in 2006), and Yahia Yaïsh (Amnesia, written in 2010) created by two of Tunisia’s leading theatre artists, the playwright Jalila Baccar and her director/ husband Fadhel Jaïbi, and the real-life performance of Abd-En-Nasser Laouini that expressed his jubilation due the fled of the dictator Ben Ali, in the almost deserted streets, due to a night time curfew, turned out to a theatrical performance, which was filmed, without his knowledge of it, and quickly reached the social networks and TV channels.