A ideia deste texto é apresentar, partindo do conceito de individuação e formas de vida em Gilles Deleuze, dois personagens que atravessam o Grande Sertão: veredas: Riobaldo e Diadorim. Esses personagens,em Rosa, tipificam os conceitos acima mencionados na filosofia deleuzeana. Os dois personagens nos apresentam, no romance, práticas que fogem de uma tradição que estabelece um ethos para a vida de um bando no sertão. Os signos de amor entre Riobaldo e Diadorim intensificam uma individuação que não se segmenta em homem e mulher, mas entre corpos livres da forma ou de qualquer “órgão†individualizante. Essa individuação por afetos não é submetida ao binarismo homem/mulher, mas a práticas de vida que inventam uma nova maneira de viver. Segundo Deleuze, são esses agenciamentos que fazem e constituem as hecceidades, ou seja, uma prática que se estabelece a partir de um poder de afetar e ser afetado.
The purpose of this text is to introduce the two characters who cross the Grande Sertão: veredas: Riobaldo and Diadorim, using the concept of individuation and life forms in Gilles Deleuze. In Rosa, these characters represent the aforementioned concepts of Deleuze’s philosophy. In this novel, the two characters introduce us to ways of escaping from the tradition of establishing an ethos for the life of a band in the backlands. The signs of love between Riobaldo and Diadorim emphasize their individuality, but not distinguishing them as man and woman, but rather, as bodies of any shape or any individual organism. This individuation of affection is not subject to the binary nature of man/woman, but rather to the life activities that create a new way of living. According to Deleuze, it is these negotiations that create and comprise the hecceities, that is, an activity that is established beginning from the ability to be affectionate and to receive affection.