Rita Loureiro: “primitiva” ou erudita?

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ISSN: 2175-6015
Editor Chefe: Christiano Key Tambascia
Início Publicação: 01/11/2009
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Rita Loureiro: “primitiva” ou erudita?

Ano: 2019 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: Coêlho, Edinaldo Gonçalves
Autor Correspondente: Edinaldo Gonçalves Coêlho | [email protected]

Palavras-chave: Rita loureiro, Arte primitiva, Henri rousseau, Hieronymus bosch

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Resumo Português:

O presente artigo tem como objetivo responder à indagação: Rita Loureiro é uma pintora primitiva ou erudita? Tal questionamento é pertinente porque as pinturas da artista parecem ter características que as enquadram no estilo primitivo, tais como muitas figuras no espaço pictórico e elementos da cultura popular, inclusive sendo classificada como pintora naïf por Hélène Renard. Porém, Gilda de Mello e Souza sugeriu que a artista é erudita ao elencar aproximações entre a pintora amazonense e pintores renascentistas, mesmo Loureiro não tendo frequentado academias de arte, sendo autodidata. A partir da leitura e análise de duas de suas obras, comparamos o seu estilo com os estilos de artistas renomados como Hieronymus Bosch, pintor holandês, e Henri Rousseau, artista francês da pintura naïf. Nosso foco será analisar os estilos por meio da construção pictórica, estudando técnicas e elementos próprios da pintura a partir da análise da sintaxe visual embasado em Donis Dondis. Dessa maneira, ao compararmos os estilos desses artistas, teremos a seguinte hipótese: Rita Loureiro é erudita por ter um estilo alinhado ao clássico e afastado do primitivo.