Rituais e rostos híbridos de Canindé

Kairós

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ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Rituais e rostos híbridos de Canindé

Ano: 2010 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: M. J. S. de Oliveira
Autor Correspondente: M. J. S. de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Ritual. Identidade. Sociedade. Exclusão. Denúncia. Modernidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nas culturas em contato com Canindé, observam-se aspectos das tradições afro-brasileiras e indígenas; um perigo é a invasão do outro, retirando de dentro de cada um os elementos que constituem o arcabouço da identidade: as crenças, os valores, as riquezas. É por isso que no solo calcinado canindeense, pisa uma cultura hibrida da “possessão”, do “encosto”. Este modo social de construção da realidade, que é a possessão, fala da dominação e posse do outro. Quem seria este que invade o ser humano, senão as imposições sociais, dominações dos colonizadores, pessoas e sistemas ávidos de lucros e poder? As culturas fornecem instrumentos para proteger o homem e salvaguardar a identidade ameaçada pelo novo contexto. O “o que sou” passa a, “em que eu acredito”. Através dos rituais religiosos se tenta responder ao “quem sou eu neste novo mundo”, onde o santo vivo e espíritos constituem a realidade, o recurso acessível, disponível. Oobjetivo deste estudo foi procurar entender, nos rituais e nos símbolos, o ambiente em que estão inseridos. Os resultados refletem uma nova percepção acerca das devoções, da Modernidade, da busca de sentido, da identidade, dos conflitos e do convívio social.



Resumo Inglês:

In cultures in contact with Canindé, some aspects of African-Brazilian and Indigenous’ traditions are observed. It is a danger the invasion of the other withdrawing within each the essential elements that constitute the skeleton’s identity: beliefs, values, the wealth. That is why the burned soil Canideense steps a hybrid culture of “possession”, “domination”. That social way of construction of the reality, which is the possession itself, tells us about someone else’s domination and ownership. Who would be that one who invade the human being but the social impositions, explorer’s dominations, eager people and systems of profits and power? Culture provides means to protect men and safeguard a threatening identity for the new context. “What I am ”turn into “wherein I believe”. Through religious rituals people try to answer to some questions such as who I am in this new world, where the living saint and spirits constitute the reality, the accessible and available resource. The aim of that study was to look for the understanding through rituals and symbols considering the environment where they are inserted. The results reflect a new perception of devotions, the Modernity, the search of the direction, the identity, the conflicts and social interaction.