Desde o inÃcio dos anos 1990, Roberto de Gaetano trabalha acerca da relação entre cinema, estética e filosofia. Nesta entrevista, ele fala sobre as imagens-pulsão, um conceito da taxonomia de Gilles Deleuze que permaneceu de alguma forma “marginalâ€, mesmo sendo potente para compreender um amplo grupo de problemas, como o corpo da imagem, a inscrição de uma pulsão de morte no cinema e a concepção de mundos no ato de sua própria destruição. Nós também tivemos a oportunidade de conversar sobre os trabalhos mais recentes de De Gaetano e a diferença que ele estabelece entre o cinema das formas e o cinema das forças.
Since the early nineties Roberto De Gaetano works on the relationship between cinema, aesthetics and philosophy. In this interview, he talks about the impulse-images, a concept among Gilles Deleuze`s taxonomy that has remained someway “marginal†although being powerful for understanding a large set of problems, as the body of images, the inscription of a death drive in cinema and the conception of worlds in the act of their own destruction. We also had the opportunity to talk about De Gaetano`s latest works and the difference that he establishes between cinema of form and the cinema of force.