RODAS DE CONVERSAS EM PRISÕES

Revista Temas em Educação

Endereço:
Jardim Universitário - Centro de Educação - Castelo Branco
João Pessoa / PB
58051-900
Site: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/index
Telefone: (83) 3216-7140
ISSN: 2359-7003
Editor Chefe: Ana Cláudia da Silva Rodrigues e Fabiana Sena
Início Publicação: 03/01/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Ciências Contábeis, Área de Estudo: Linguística

RODAS DE CONVERSAS EM PRISÕES

Ano: 2020 | Volume: 29 | Número: 2
Autores: A. Campos, C. S. Rosa
Autor Correspondente: A. Campos | [email protected]

Palavras-chave: rodas de conversas, metodologia dialógica, educação nas prisões, pesquisa em prisões, contexto de privação de liberdade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Construído de forma compartilhada por duas pesquisadoras/educadoras com ações educativas e pesquisas ancoradas na perspectiva da Educação Popular, o presente artigo tem por objetivo contribuir no campo das metodologias dialógicas com discussões e reflexões sobre as Rodas de Conversas, aprofundando suas potencialidades em espaços prisionais. Sua constituição se dá primordialmente em três partes. Na primeira nos debruçamos numa fundamentação teórica das Rodas de Conversas. Posteriormente relatamos experiências e reflexões sobre o uso de tal metodologia em práticas relativas à pesquisa e docência. Por fim tecemos considerações sobre o uso desta metodologia participativa nas especificidades do contexto prisional.