Partindo de duas afirmações de Roland Barthes, em A Câmara Clara, sendo a primeira aquela em que ele afirma ser o punctum a agulhada do estilo, e a segunda que o studium seria tudo aquilo que reúne um saber social e consensos generalizados, este estudo visa estabelecer uma relação entre esses dois conceitos e as ideias de estilo e de moda. Assim, procuramos desenvolver a correspondência entre moda e studium - frisando que este último se aproxima da ideia de mito - e da mesma forma, que o estilo está ligado ao punctum – que se aproxima da ideia de escritura. Além de trabalharmos este percurso, com a hipótese de uma articulação dos conceitos no interior da obra barthesiana, também buscamos o olhar de Barthes sobre os temas de estilo e moda em seus textos contidos no Inéditos Vol. III: Imagem e Moda, assinalando que o autor que foi um dos primeiros a antever a importância da moda na sociedade contemporânea, inclusive a força de sua mitologia.
This paper presents the concept of Fashion Being as the whole relationship of a body dressed or adorned, without clothes or in clothes without bodies. The development of technology is presented as an essential human relationship: man as an inseparable entity of technique, the maker of his body artifacts, which define him as a producer and user of his tools and ornaments. Examples of wearable technology are provided from discovered archaeological forms to contemporary mechanisms linking industrial revolution, arts, fashion and medicine. The intrinsic use of equipment, from the primitive bags for hunting and transporting objects to modern smartphones, provoke a reflection on reality and phenomenology of portable contemporary.
A partir de dos afirmaciones de Roland Barthes, en A Câmara Clara, la primera es aquella en la que afirma que el punctum es el pináculo del estilo, y la segunda que el studium seríatodo lo que aúna conocimiento social y consenso generalizado, este estudio tiene como objetivo Establecer una relación entre estos dos conceptos y las ideas de estilo y moda. Así, buscamos desarrollar la correspondencia entre moda y studium- enfatizando que este último se acerca a la idea de mito - y de la misma manera, ese estilo está ligado al punctum- que se acerca a la idea de escritura. Además de trabajar en este camino, con la hipótesis de una articulación de los conceptos dentro de la obra barthesiana, también buscamos la mirada de Barthes sobre los temas de estilo y moda en sus textos contenidos en el Inéditos Vol. III: Imagem e Moda, señalando que el autor que fue uno de los primeros en vislumbrar la importancia de la moda en la sociedad contemporánea, incluida la fuerza de su mitología.