Combinar matéria local ao molde europeu do romance foi um desafio para os grandes escritores brasileiros que inauguraram o perÃodo romântico, e há ainda hoje um traço permanente desse aspecto em nossa cultura. A Senhora, Aurélia, de Alencar, tem em seus arrufos grandiloqüentes algo de disparatado, de descabido e de contraditório. Comprando o casamento por meio de negociação escusa, a menina pobretona enriquecida por herança, que então se vinga do amado que a abandonara por um dote mais atraente, acaba por encenar uma afetação de princÃpios liberais
e humanistas em contraste cômico com o movimento circunstancial do romance. Assim, discurso dramático e ressentido aparece cercado de personagens menores, cuja configuração lembra Memórias de um sargento de milÃcias. A contradição dos “princÃpios†frente a uma sociedade escravista faz o fundo desse sentimento de desencontro, que levava Alencar a se desculpar da pequenez de seus romances, argumentandoestar condicionado ao “tamanho fluminenseâ€.