As relações entre teatro e política no teatro português após o 25 de Abril de 1974 mudaram de maneira significativa com o fim da censura. Abolidas as dificuldades sentidas pelos artistas no acesso a textos ou autores relevantes para o seu repertório, tornou-se possível desenvolver objectivos discursivos e artísticos por vezes fortemente marcados pelo contexto político. Nesse domínio, nota-se o papel importante de revistas de teatro estrangeiras que proporcionavam contactos com outras dramaturgias fora de Portugal. Foi o caso com a revista francesa Travail Théâtralque, em 1972, tinha publicado um dossiê sobre os actosdo Teatro Campesino de Luis Valdez, de contestação política antiamericana.
The relationship between theater and politics in Portuguese theater after April 25, 1974 changed significantly with the end of censorship. Having abolished the difficulties experienced by artists in accessing texts or authors relevant to their repertoire, it became possible to develop discursive and artistic goals that were sometimes strongly marked by the political context. One can note the important role of foreign theater magazines that provided contacts with other dramaturgies outside Portugal. This was the case with the French magazine Travail Théâtral, which in 1972 had published a dossier on the actos of the Teatro Campesino by Luis Valdez, expression of an anti-American political protest.