Rupturas do Vestir: Uma Análise de “Vestido Nuevo” e a Formação da Identidade de Gênero na Infância

ModaPalavra e-periódico

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-001
Site: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/index
Telefone: (48) 3664-8370
ISSN: 1982-615X
Editor Chefe: Daniela Novelli
Início Publicação: 01/01/2008
Periodicidade: Semestral

Rupturas do Vestir: Uma Análise de “Vestido Nuevo” e a Formação da Identidade de Gênero na Infância

Ano: 2019 | Volume: 12 | Número: 25
Autores: M. R. Pires C. Schemes
Autor Correspondente: M. R. Pires | [email protected]

Palavras-chave: gênero, moda, Vestido Nuevo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir da perspectiva da moda e do cinema como manifestações culturais e suas relações possíveis com os estudos de gênero, busca-se problematizar as questões que circundam as rupturas dos modos de vestir, em relação aos gêneros, estabelecidos culturalmente na sociedade ocidental contemporânea. Nosso olhar se volta para a infância, período no qual se constitui a identidade de gênero do sujeito, sua apreensão de mundo e o seu lugar nesse espaço de socialização. Com tal enfoque, analisa-se a roupa enquanto linguagem, e como sua utilização pode estar atrelada na busca por afirmação e reconhecimento da identidade de gênero. De igual forma, o cinema representa práticas sociais que expressam, dialogam ou contestam discursos por meio das telas. Neste artigo analisaremos o curta-metragem espanhol “Vestido Nuevo” (2007), que trata as questões de gênero no contexto escolar. Com isso, objetiva-se compreender e refletir como a escolha das vestimentas provocam choques e antagonismos sociais.



Resumo Inglês:

In this article we will analyze the Spanish short film Vestido Nuevo (2007), which deals with gender issues in the school context. From the perspective of fashion and cinema as cultural manifestations and their possible relations with gender studies, it is sought to problematize the issues that surround the ruptures of the modes of dress in relation to the culturally established genres in contemporary Western society. Our gaze turns to childhood, a period in which the subject 's gender identity, his apprehension of the world and his place in this space of socialization is constituted. With such a focus, clothing is analyzed as language and how its use can be tied in the search for affirmation and recognition of gender identity. Similarly, cinema represents social practices that express, dialogue or challenge discourses through the screens. We conclude that the dressing choices of the protagonist of the film break with the dress code established culturally throughout the history of the clothing in relation to masculine and feminine, generating social conflicts for him, for the family and for the school.