O artigo apresenta o resultado da pesquisa que abordou a investigação sobre as rupturas epistemológicas
e o discurso sobre Deus na obra As palavras e as coisas, de Michel Foucault. Intitulada como “Deus, as
palavras e as coisasâ€, a pesquisa parcialmente apresentada aqui pretende ser uma colaboração para a
análise do que se tem identificado como fenômeno do neo-ateÃsmo, um tema de grande relevância para a
Filosofia da Religião nos dias atuais. Para compreendê-lo, apresentam-se, seguindo a perspectiva
foucaultiana, os distintos matizes epistemológicos que sustentam a concepção sobre Deus. Em seus três
momentos, o texto apresenta a episteme renascentista e o discurso de Deus, a episteme clássica e a idéia
sobre Deus e, por fim, a episteme moderna, a morte de Deus e a morte do homem. Acredita-se que
aquilo que se decide na contemporaneidade não seja necessariamente o acabamento do tempo da morte
de Deus e a consequente morte do homem, fruto do modo moderno de compreender e tematizar o
divino, o infinito, o absoluto ou o verdadeiro, mas uma clara disputa entre variadas perspectivas
epistemológicas em suas concretizações cientÃfica, polÃtica, cultural e religiosa.
The article presents the results of research that investigate on epistemological ruptures and speaking
about God in The Order of Things writhed by Michel Foucault. Entitled as "God, words and things," this
research partially presented here is intended as collaboration for the analysis of what has been identified
as phenomenon of neo-atheism, a topic very important for the Philosophy of Religion today. To
understand it, we present, following the Foucaultian perspective, the different epistemological nuances
underpinning conception of God. In her three moments, the text presents the Renaissance episteme and
the God’s discourse, the classical episteme and the idea of God and, finally, the modern episteme, the
death of God and man's death. It is believed that what is decided in the contemporary is not necessarily
the finish time of the death of God and the consequent man's death, the fruit of modern way of
understanding and themes on the divine, the infinite, the absolute or true, but a clear dispute between
different epistemological perspectives in their political, cultural and religious diversity achievements.