Rupturas que religam: entre o desencanto e o reencantamento

Mandrágora

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ISSN: 2176-0985
Editor Chefe: Sandra Duarte de Souza
Início Publicação: 01/02/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

Rupturas que religam: entre o desencanto e o reencantamento

Ano: 2009 | Volume: 15 | Número: 15
Autores: L. R. Alves
Autor Correspondente: L. R. Alves | [email protected]

Palavras-chave: Rupturas, desencanto, reencanto.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este ensaio faz uma leitura de duas obras da literatura brasileira, Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto, e Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Tratadas como linguagem do imaginário brasileiro, a análise e a interpretação dos textos revelam seu papel de contraponto na obra de construção da modernização brasileira. Publicadas nos anos 1950, suas tramas e enredos questionam o modelo de desenvolvimento. Por vias de suas personagens, notadamente as mulheres, afirma-se o sentido perene da arte na sociedade e modos originais de interpretar a realidade do País.



Resumo Inglês:

This essay makes a reading of two works from the Brazilian literature, Morte e vida severina, by João Cabral de Melo Neto, and Grande sertão: veredas, by João Guimarães Rosa. Treated as a language of the Brazilian imaginary, an analysis and interpretation of those texts reveal their counterpoint role in the Brazilian construction of modernization. Published in the 1950s, their plots question the model of development. Through their characters, especially the female ones, the perennial sense of art in society and the original ways of interpreting the country’s reality are stated.



Resumo Espanhol:

Este trabajo hace una lectura de dos obras de la literatura brasileña, Vida e morte severina, de João Cabral de Melo Neto, y Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Tratados como lenguaje de la imaginación brasileña, el análisis y la interpretación de los textos ponen de manifiesto su papel como contrapunto en la construcción de la modernización brasileña. Publicados en los años 1950, sus urdiduras y enredos ponen en cuestión el modelo de desarrollo. Desde sus personajes, especialmente las mujeres, la literatura muestra el eterno sentido del arte en la sociedad y las originales formas de interpretar la realidad del país.