SÊNECA, FREUD E A CONSCIÊNCIA MORAL

Basilíade

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ISSN: 2596-092X
Editor Chefe: Irineu Letenski
Início Publicação: 27/01/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Teologia

SÊNECA, FREUD E A CONSCIÊNCIA MORAL

Ano: 2023 | Volume: 5 | Número: 9
Autores: R. M. de Almeida
Autor Correspondente: R. M. de Almeida | [email protected]

Palavras-chave: Sêneca; Freud; Consciência moral; Sentimento de culpa; Intenção

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Estas reflexões têm como objetivo principal mostrar a surpreendente coincidência de intuições que se verifica entre Sêneca e Freud no que diz respeito ao conceito de consciência morale, mais precisamente, à questão do sentimento de culpa. Efetivamente, tanto o estoico romano quanto o inventor da psicanálise sondaram e exploraram com uma acuidade insuperável a dinâmica que se desenrola no interior do sujeito quanto à representação que ele se faz das chamadas más ações. Isto significa que toda diferença se anula entre, de um lado, o desejo de cometer uma má ação e, de outro, o pôr em prática a mesma ação desejada. Em outros termos, a intenção e o ato se equivalem, porquanto o sujeito já desejou executá-lo. O sentimento de culpa, para Freud, nasce da interiorizaçãoda autoridade ou do supereu, que é a instância da censura ou da reprovação. Portanto, o sujeito se torna doravante o seu próprio tribunal, o seu próprio algoz.



Resumo Inglês:

The main purpose of these reflections is to show the surprising coincidence of insights that occurs between Seneca and Freud regarding the concept of conscienceand, more exactly, the question of the sense of guilt. Indeed, both the Roman Stoic and the inventor of psychoanalysis fathomed and explored with an insuperable acuity the dynamics that animates the inner nature of man concerning the way he represents the so-called bad actions. It means that every difference between the desire to commit a bad action and the materialization of it is annulled. In other words, the intention and the act are equivalent, since the individual has already desired to execute it. According to Freud, the sense of guilt originates from the internalizationof the authority or of the super-ego, which is the instance of censure or reprobation. Therefore, the individual becomes henceforward his own tribunal, his own torturer.