A SÍNDROME DE DOWN E ATIVIDADES LÚDICAS NA ESCOLA

Episteme Transversalis

Endereço:
Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81 - Aterrado
Volta Redonda / RJ
27213-080
Site: http://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/index
Telefone: (24) 3345-1712
ISSN: 22362649
Editor Chefe: Elisa Ferreira Silva de Alcântara
Início Publicação: 01/01/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

A SÍNDROME DE DOWN E ATIVIDADES LÚDICAS NA ESCOLA

Ano: 2014 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: Alexandre Batista da Silva, Lívia Ferreira Vidal
Autor Correspondente: Alexandre Batista da Silva, Lívia Ferreira Vidal | [email protected]

Palavras-chave: Linguística Cognitiva, Dêixis, Síndrome de Down

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo teve como objeto de estudo o processo de construção de significado de itens
linguísticos que codificam a noção de espaço em interações face a face de portadores de
Síndrome de Down - caracterizada, em sua etiologia, pela alteração na divisão cromossômica
do material genético referente ao cromossomo que acarreta comprometimentos no
desenvolvimento global da pessoa. Para cumprir esse intento, a análise se baseará no
constructo teórico da Linguística Cognitiva e mais especificamente nos conceitos de i) o de
Centro Dêitico; e ii) o de Simulação Semântica. Estabeleceu-se como objetivos: a) analisar e
descrever as estratégias cognitivas de orientação especial dos portadores de Síndrome de
Down e b) Contribuir com a elucidação das estratégias cognitivas utilizadas pelos portadores
de Síndrome de Down para sua localização no tempo e no espaço. Para a realização da
pesquisa, propõe-se uma metodologia experimental, porque tem por intuito verificar e
manipular uma situação relativa à compreensão da noção de espaço em portadores de
Síndrome de Down. Os resultados parciais ainda estão sendo construídos e o produto final
(um jogo eletrônico) também.