SAÚDE E EDUCAÇÃO NA ESCOLA

Revista Acadêmica Online

Endereço:
Rua Coronel Eduardo Costa - 75 - Ernesto Geisel
João Pessoa / PB
58075250
Site: https://www.revistaacademicaonline.com/
Telefone: (83) 9616-1090
ISSN: 23595787
Editor Chefe: Shirley Cavalcante
Início Publicação: 22/01/2015
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Multidisciplinar

SAÚDE E EDUCAÇÃO NA ESCOLA

Ano: 2023 | Volume: 9 | Número: 47
Autores: Silvana Salviano Santos, Carla Maria Fernandes Tuchinski, Danieli Tolovi, Maurenice Rodrigues de Oliveira, Mirian Regina Fuhr, Renata Fernandes Tuchinski, Valdinete Angélica Rodrigues
Autor Correspondente: Carla Maria Fernandes Tuchinski | [email protected]

Palavras-chave: Saúde, educação, escola

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, abordaremos as práticas pedagógicas nas temáticas de educação em saúde na sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, definimos que práticas pedagógicas são as ações e metodologias pelo qual o professor tende a usar para aquilo que chamamos de troca de conhecimentos com os alunos, podendo utilizar diversas técnicas, práticas ou habilidades.

Mediante a consulta no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa a definição de prática é: “Ato ou efeito de praticar; Saber provindo da experiência, técnica; Aplicação da teoria”. Já o pedagógico/pedagogia é: “Teoria e ciência da educação e do ensino; Conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático; Profissão ou prática de ensinar”.[1]

Sabemos que a escola possui grande parte da responsabilidade formativa na educação e formação humana, social e intelectual das crianças, pois é nesse espaço que elas passam uma longa e importante fase da sua vida. Assim, a escola deve abordar inúmeras temáticas, pelas quais a saúde é igualmente importante. Desse modo, a saúde focada numa perspectiva interdisciplinar na sala de aula, resulta em aprendizagens para o cotidiano desses alunos em termos de qualidade de vida.

 

[1] Conforme consta no Novo Dicionário da Língua Portuguesa, 1ª edição, editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 1985. (p.1053, 1125).