Saberes populares, políticas culturais e participação social: duas experiências brasileiras

Caminhos da História

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ISSN: 2317-0875
Editor Chefe: Ester Liberato Pereira
Início Publicação: 01/01/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

Saberes populares, políticas culturais e participação social: duas experiências brasileiras

Ano: 2018 | Volume: 23 | Número: 2
Autores: D. R. R. Silva, E. J. M. Fonseca, L. S. Guazina
Autor Correspondente: D. R. R. Silva | [email protected]

Palavras-chave: Políticas culturais, Metodologias participativas, Sala do artista popular, Ponto de cultura, Januária

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nos últimos anos é notório o crescente número de projetos e iniciativas norteados por metodologias participativas e/ou colaborativas no Brasil, ligados a diferentes instituições, como universidades, museus, centros de pesquisa e de fomento às políticas públicas e recorrentemente voltados para comunidades periféricas e/ou tradicionais, pautados por discursos afirmativos, democratização de saberes e reconhecimento da diversidade cultural. No intuito de balizar o debate e expor alguns argumentos sobre este campo, propomos refletir de modo mais detalhado sobre algumas iniciativas desenvolvidas a partir dos anos 1980 na cidade de Januária (MG), voltadas ao campo do artesanal e paisagem sonora ditos tradicionais. Num momento em que se identifica um constante assédio em torno dos ditos “saberes populares”, parece-nos oportuno propor uma reflexão sobre os possíveis alcances destas práticas e os justos sentidos de protagonismo que de fato almejam.



Resumo Inglês:

In recent years, the growing number of projects and initiatives guided by participatory and / or collaborative methodologies in Brazil, linked to different institutions, such as universities, museums, research centers and public policy development centers. Recurrently aimed to peripheral and/or traditional communities, these projects and initiatives are guided by affirmative speeches, democratization of knowledge and recognition of cultural diversity. In order to guide the debate and expose some arguments about this field, we propose to reflect in more detail on some initiatives of traditional crafts and soundscape developed since the 1980s in the city of Januária (Brazil). At a time when a constant attention around the so-called “popular knowledge” is identified, it seems appropriate to propose a reflection on the possible scope of these practices and the just meanings of protagonism that they really aim for.