Sacrifício ritual nas religiões afro-brasileiras: reflexões sobre patrimonialização, memória e anarquivamento

Informação & Informação

Endereço:
Rodovia Celso Garcia Cid, Pr 445, Km 380 - Campus Universitário - Portal de Versalhes III
Londrina / PR
86051-990
Site: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/index
Telefone: (43) 3371-4348
ISSN: 1981-8920
Editor Chefe: Brígida Maria Nogueira Cervantes
Início Publicação: 31/05/1996
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Ciência da informação

Sacrifício ritual nas religiões afro-brasileiras: reflexões sobre patrimonialização, memória e anarquivamento

Ano: 2019 | Volume: 24 | Número: 3
Autores: Clovis Carvalho Britto, Kellen Josephine Muniz de Lima
Autor Correspondente: Clovis Carvalho Britto | [email protected]

Palavras-chave: sacrifício ritual, religiões afro-brasileiras, memória, patrimônio cultural

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Introdução: Este artigo investiga como o sacrifício ritual de animais constitui um lugar de memória das religiões afro-brasileiras e as tensões que surgem no campo das políticas do patrimônio. Objetivo: Como desdobramento da problemática, tenta compreender as ressonâncias envolvidas nesse universo simbólico e a teia de elementos que parece sustentar a estratégia de esquecimento das políticas culturais em relação a esse saber-fazer tradicional. Metodologia: Partindo de uma breve análise do processo de registro do ofício das baianas de acarajé, é traçado um comparativo a fim de tentar compreender os elementos que interferem, direta ou indiretamente, na eleição do que é digno de ser rememorado e ocupar o lugar de patrimônio cultural que, em última escala, representa a própria identidade nacional. Resultados: Argumenta que embora o sacrifício ritual seja um lugar de memória das religiões afro-brasileiras, o esvaziamento da sua importância enquanto bem cultural e saber tradicional está diretamente relacionado a ressonância externa negativa dessa prática, consequência do que Yvonne Maggie chamou de “medo do feitiço”, que povoa o imaginário popular e acompanha as religiões afro-brasileiras ainda nos dias atuais. Conclusões: Evidencia o modo como as tensões contribuem para a instituição de “memórias anarquivadas” no campo das políticas patrimoniais brasileiras e as profícuas intersecções entre a ciência da informação e o campo do patrimônio cultural.



Resumo Inglês:

Introduction: This paper investigates how the ritual sacrifice of animals constitutes a place of memory of the Afro-Brazilian religions and the tensions that arise in the field of patrimony politics. Objective: As an unfolding of the problematic, it tries to understand the resonances involved in this symbolic universe and the web of elements that seems to support the strategy of forgetting cultural policies in relation to this traditional know-how.Methodology: Starting from a brief analysis of the process of registration of the office of the Bahians of Acarajé, a comparative is drawn in order to try to understand the elements that interfere, directly or indirectly, in the election of what is worthy of being remembered and occupy the place of cultural patrimony which, in the last scale, represents the national identity itself. Results: It argues that although ritual sacrifice is a place of memory for Afro-Brazilian religions, the emptying of its importance as a cultural good and traditional knowledge is directly related to the negative external resonance of this practice, a consequence of what Yvonne Maggie called "fear of the spell", which populate the popular imagination and accompany the Afro-Brazilian religions still today. Conclusions: It shows how tensions contribute to the institution of "unarchived memories" in the field of Brazilian patrimonial policies and the fruitful intersections between information science and the field of cultural heritage.



Resumo Espanhol:

Introducción:Este artículo investiga cómo el sacrificio ritual de animales constituye un lugar de memoria de las religiones afrobrasileñas y las tensiones que surgen en el campo de las políticas del patrimonio. Objetivo: Como desdoblamiento de la problemática, intenta comprender las resonancias involucradas en ese universo simbólico y la red de elementos que parece sostener la estrategia de olvido de las políticas culturales en relación a ese saber hacer tradicional. Metodología: A partir de un breve análisis del proceso de registro del oficio de las baianas de acarajé, se traza un comparativo a fin de intentar comprender los elementos que interfieren, directa o indirectamente, en la elección de lo que es digno de ser rememorado y ocupar el lugar de patrimonio cultural que, en última instancia, representa la propia identidad nacional.Resultados: Argumenta que aunque el sacrificio ritual es un lugar de memoria de las religiones afrobrasileñas, el vaciamiento de su importancia como bien cultural y el saber tradicional está directamente relacionado con la resonancia externa negativa de esa práctica, consecuencia de lo que Yvonne Maggie llamó "miedo al hechizo", que puebla el imaginario popular y acompaña a las religiones afro-brasileñas aún en los días actuales. Conclusiones: Evidencia el modo en que las tensiones contribuyen a la institución de "memorias anarquivadas" en el campo de las políticas patrimoniales brasileñas y las fructíferas intersecciones entre la ciencia de la información y el campo del patrimonio cultural.