O presente estudo buscou investigar a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada, operando conceitualmente com o campo da linguagem a partir do CÃrculo de Bakhtin. Na perspectiva teórica adotada, os enunciados constituem-se no processo relacional situado, com um pano de fundo sócio-cultural, e o cenário composicional relaciona-se diretamente com o emprego das enunciações e de suas relações intersubjetivas. Nessa perspectiva, a história ensinada é compreendida não só pelas questões disciplinares relacionadas à historiografia, ou, em outras palavras, pela prática de letramento que permeia o exercÃcio do ofÃcio do historiador; mas também compõe-se das dinâmicas de formação e significação do mundo da vida, as quais se fazem presentes no espaço de ensino.
This study aimed to investigate the production of meaning in literacy practices in History education, conceptually working with the field of language drawn from the Bakhtin Circle. With their theoretical perspective, enunciations are formed within the relational process, with a socio-cultural background, and the compositional scenario is directly related to the employment of enunciations and its intersubjective relations. In this context, taught History is understood not only through disciplinary questions related to historiography, or, in other words, through the practice of literacy that surrounds the work of the historian; but it is also composed by the dynamics of formation and signification of the world of life, which are present in the space of teaching.
Este estudio tuvo como objetivo investigar la producción de sentido en las prácticas de alfabetización en enseñanza de Historia, trabajando conceptualmente con el campo del lenguaje extraÃdo del CÃrculo BajtÃn. Con su punto de vista teórico, enunciados se forman en el proceso relacional, con un nivel socio-cultural, y el escenario de composición está directamente relacionado con el empleo de los enunciados y sus relaciones intersubjetivas. En este contexto, la historia que se enseña se entiende no sólo por cuestiones disciplinarias relacionadas con la historiografÃa, o, en otras palabras, a través de la práctica de alfabetización que rodea el trabajo del historiador, pero también está compuesto por la dinámica de la formación y de la significación del mundo de la vida, que están presentes en el espacio de enseñanza.