Santa Joana de Otto Preminger

Aedos

Endereço:
Programa de Pós-graduação em História da UFRGS - IFCH/UFRGS - Caixa postal 15055 - Bairro Agronomia
PORTO ALEGRE / RS
0
Site: http://www.seer.ufrgs.br/aedos
Telefone: (51) 3308-6639
ISSN: 19845634
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 31/01/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Santa Joana de Otto Preminger

Ano: 2011 | Volume: 3 | Número: 7
Autores: Günther Natusch Vieira
Autor Correspondente: Günther Natusch Vieira | [email protected]

Palavras-chave: joana d?, arc, cinema, preminger, seberg, mulher

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo lança um olhar sobre o filme Santa Joana (1957), baseado na peça de mesmo nome escrita por George Bernard Shaw (1923), contextualizando sua filmagem ao corrente panorama histórico, focando principalmente em dois personagens pragmáticos de sua realização: Otto Preminger, diretor, e Jean Seberg, protagonista. O trabalho faz parte da pesquisa em andamento “Imagens de Joana d’Arc: Cinema, História e Literatura”, coordenada pela professora Cybele Crosseti de Almeida. O texto traz referências históricas e busca traçar um paralelo entre realidade e ficção, entre a figura da mártir francesa e o ideal feminino no início da conflitante segunda metade do século XX. Além disso, observa a influência do filme na produção cinematográfica que se segue.



Resumo Inglês:

This article takes a look at the movie Saint Joan (1957), based on the homonymous play written by George Bernard Shaw (1923), contextualizing its footage to the current historical overview, focusing mainly on two pragmatic characters of its making: Otto Preminger, the director, and Jean Seberg, the leading role. This work is part of the ongoing research project “Images of Joan of Arc: Cinema, History and Literature”, coordinated by Professor Cybele Crossetti de Almeida. The paper brings historical references and seeks to draw a parallel between reality and fiction, between the figures of the martyr and of the French feminine ideal in the beginning of the conflicting second half of the twentieth century. Besides that, the influence of this film in the following cinematographic productions is also analyzed.