Este estudo pretende analisar o desenvolvimento da tradição mÃstica católica
e o seu conteúdo teológico, considerando-a como continuadora da tradi-
ção profética judaica e com ela convergindo enquanto procedimento tradutor
de experiências de contato com Deus, através da utilização da imaginação,
ou de analogias catafáticas. Analisamos alguns dos principais elementos do
pensamento mÃstico e seu desenvolvimento histórico e conceitual, até a emergência
da Religio Moderna. Mostramos como a literatura mÃstica encontrou
no Cardeal Cinsneros um entusiasta e divulgador. Sua atuação, editorial e acadêmica,
criou um importante substrato intelectual na Espanha, fortalecedor
da experiência mÃstica. Por fi m, discutiremos como Santo Inácio de Loyola
recebeu e entendeu tal legado intelectual e abordou alguns de seus temas no
âmbito das transformações de seu tempo, sendo, ao mesmo tempo, um experimentador
da Eternidade e um produtor de sentidos, um tradutor, expressando
a relação Ãntima com Deus através dos temas da individualidade, da pluralidade
do mundo moderno e das quantifi cações.
This study analyzes the Catholic mystical tradition development and
its theological content, considering it as continuer of the Jewish prophetic
tradition and its translator aims through the use of imagination, or cataphatics
analogies. We analyze the main elements of mystical thought and literature
until the emergence of Religio Moderna. We show how the mystical literature found in Cardinal Cinsneros an enthusiast and promoter. His performance,
editorial and academic, created an important intellectual substrate in Spain,
strengthening mystical experiences. Finally, we discuss how St. Ignatius of
Loyola got such intellectual legacy and understood some of their issues in the
context of modernity, working as a experimenter od Eternity and a producer of
meanings, a translator, expressing intimate relationship with God through the
themes of individuality, the plurality of the modern world and quantifi cations.