Sartre e a literatura: imaginação, engajamento e liberdade

Perspectivas

Endereço:
109 Norte Avenida NS 15 - BALA 2, sala 16 - Plano Diretor Norte
Palmas / TO
77001-090
Site: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas
Telefone: (63) 3229-4721
ISSN: 2448-2390
Editor Chefe: Judikael Castelo Branco
Início Publicação: 01/08/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Filosofia

Sartre e a literatura: imaginação, engajamento e liberdade

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Cláudio Pires Viana
Autor Correspondente: Viana, P. V. | [email protected]

Palavras-chave: Sartre, literatura, imaginação, engajamento, liberdade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No ensaio Que é a literatura? publicado originalmente em 1947, Jean-Paul Sartre desenvolve os seus argumentos em resposta às duras críticas que recebia em razão do princípio do engajamento característico de suas obras literárias. Esses críticos entendiam que Sartre utilizava a literatura como pretexto para propagar e defender suas teses políticas e filosóficas, produzindo assim um tipo de literatura engajada, distorcendo e empobrecendo o sentido nobre da arte das belles-lettres. Em resposta a essas críticas, a intenção de Sartre é fazer uma exaltação da literatura, compreendendo-a como um livre desvendamento do sentido de mundo por meio de um objeto imaginário, um pacto de generosidade entre autor e leitor. Com objetivo de discutir o sentido filosófico da literatura, este artigo se fundamenta na ontologia fenomenológica de Sartre e nos argumentos apresentados pelo autor em resposta a seus críticos, apresentando o princípio de engajamento a partir do conceito de intencionalidade da consciência e o sentido fenomenológico da imaginação, entendendo que se trata de uma discussão que embasa filosoficamente o entendimento do autor sobre o que é a literatura e sua importância para a constituição da subjetividade e afirmação da liberdade.



Resumo Inglês:

In the essay What is literature? originally published in 1947, Jean-Paul Sartre develops his arguments in response to the harsh criticism he received due to the principle of engagement characteristic of his literary works. These critics understood that Sartre used literature as a pretext to propagate and defend his political and philosophical theses, thus producing a kind of engaged literature, distorting and devaluing the noble sense of belles-lettres art. In response to these criticisms, Sartre's intention is to exalt literature, understanding it as a free unveiling of the sense of the world through an imaginary object, a pact of generosity between author and reader. In order to discuss the philosophical sense of literature, this article is based on Sartre’s phenomenological ontology and the arguments presented by the author in response to his critics, presenting the principle of engagement from the concept of conscience intentionality and the phenomenological sense of imagination, understanding that this is a discussion that philosophically supports the author's understanding of what literature is and its importance for the constitution of subjectivity and the affirmation of freedom.