A noção de desejo é essencial na filosofia de Sartre, que a trata de forma ontológica em O ser e o nada, descrevendo o modo pelo qual o Para-si é desejo necessário e ao mesmo tempo frustrado de ser Em-si-Para-si. No entanto - e isso não costuma ser estudado pelos comentadores que se voltam para essa questão - a noção de desejo também aparece como essencial em O imaginário, no qual o filósofo descreve a forma pela qual esse desejo se mostra diferentemente diante de objetos percebidos e de objetos imaginados.
Este artigo pretende mostrar como a noção ontológica de desejo está relacionada à descrição de desejo, particularizando as distintas formas de seu fracasso. Embora o fracasso seja constitutivo do desejo, mostraremos que há uma distinção nessa frustração, que se dá por meio do modo de existência de cada objeto (tendo o objeto real uma existência independente do sujeito que o visa, e o objeto irreal tendo existência apenas enquanto é visado).
The notion of desire is central to the philosophy of Sartre, who treats it in a ontological form in Being and Nothingness, describing the way in which the For-itself is necessary and frustrated desire of In-Itself-For-Itself. However - and this is not usually studied by commentators who turn to this issue - the notion of desire also appears as essential in The Imaginary, in which the philosopher describes the way how this desire is shown differently in the presence of perceived objects and of imagined objects.
This article intends to show how the ontological notion of desire is related to the description of desire, specifying the different forms of failure. Although the failure is constitutive of desire, we will show that there is a distinction in this frustration, which occurs through the mode of existence of each object (having the real object an independent existence of the subject that saws it, and the unreal object having existence only while it is seen)
La noción de deseo es esencial en la filosofÃa de Sartre, quien la trata de forma ontológica en El ser y la nada, describiendo el modo por el cual el Para-sà es deseo necesario y al mismo tiempo frustrado de ser En-sÃ-Para-sÃ. Sin embargo – y eso no acostumbra ser estudiado por los comentadores que se preocupan por esa cuestión – la noción de deseo también aparece como esencial en El imaginario, en el cual el filósofo describe la forma por la cual ese deseo se muestra de forma diferente ante objetos percibidos y objetos imaginados.
Este artÃculo pretende mostrar la forma en que la noción ontológica de deseo está relacionada a la descripción de deseo, particularizando las distintas formas de su fracaso. A pesar del fracaso constitutivo del deseo, mostraremos que hay una distinción en esa frustración, que se da por medio del modo de existencia de cada objeto (teniendo el objeto real una existencia independiente del sujeto que lo considera, y teniendo el objeto irreal existencia apenas cuando es considerado).