SE, COMO E COM QUE PRESSUPOSTOS CHEGA A FILOSOFIA AO TEMA “DEUS”: A PROPOSTA DA METAFÍSICA PRIMORDIAL

Síntese

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ISSN: 2176-9389
Editor Chefe: Luiz Carlos Sureki
Início Publicação: 31/12/1973
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

SE, COMO E COM QUE PRESSUPOSTOS CHEGA A FILOSOFIA AO TEMA “DEUS”: A PROPOSTA DA METAFÍSICA PRIMORDIAL

Ano: 2015 | Volume: 42 | Número: 134
Autores: Manfredo Araújo de Oliveira
Autor Correspondente: [email protected] | [email protected]

Palavras-chave: Finitude, Fisicalismo, Metafísica Primordial, Ser, Deus

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo parte da situação da filosofia contemporânea em sua versão pós-moderna que se entende a si mesma como sistemas sem unidade interna o que conduz à afirmação da impossibilidade de interpretar o mundo de um “lugar arquimédico” como teria feito a tradição metafísica em contraposição à consciência de nossa finitude radical. Por outro lado, em sua versão fisicalista, a afirmação básica de que sendo todo o real de ordem física Deus estaria de antemão excluído de uma teoria filosófica. O artigo se vai concentrar numa questão absolutamente prévia e fundamental neste contexto: a pergunta se, como e em que sentido se pode alcançar um ponto na articulação de uma teoria filosófica em que a palavra, ou o conceito, “Deus”, proveniente das tradições religiosas, pode e deve ser introduzida estritamente no contexto de uma teoria filosófica.



Resumo Inglês:

This paper starts with an overview of the situation of contemporary philosophy, in its post-modern version that understands itself as made of systems with no internal unity. Such a comprehension leads to the assertion that it is impossible to interpret the world from an “archimedic point “, as the metaphysical tradition would do in a counterpoint to the consciousness of our radical "nitude. On the other hand, in its physicalist version, the basic statement that reality as a whole is of a physical order would, beforehand, exclude God from any philosophical theory. This article will therefore focus on a question that is absolutely preliminary and fundamental to such a context: if, how and in which sense can a point of articulation be reached in a philosophical theory where the word or concept “God”, coming from the religious traditions, can and should be introduced, strictly-speaking, in the context of a philosophical theory.