Segunda tela: uma abordagem sobre narrativas

Revista Culturas Midiáticas

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ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Segunda tela: uma abordagem sobre narrativas

Ano: 2016 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: PERNISA JÚNIOR, Carlos
Autor Correspondente: PERNISA JÚNIOR, Carlos | [email protected]

Palavras-chave: comunicação, segunda tela, narrativas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente trabalho, o conceito de segunda tela é analisado com um olhar que busca a sua relação com o caráter narrativo. Mesmo reconhecendo a novidade do conceito e sua ligação potencial com diversas possibilidades de arranjos e de dispositivos midiáticos, esta opção sedá de modo a marcar certo território de estudos e também para organizar algumas questõespráticas acerca do uso da segunda tela. O olhar é a partir do campo da Comunicação, mas não se restringindo ao da Publicidade ou ao do Jornalismo. Como se trata de algo ainda emconstrução, não se tenta aqui uma ideia de fechamento, que dê conta de tudo o que envolva a segunda tela ou mesmo de tentar moldar todas as suas possibilidades narrativas ligadas à Comunicação. Com esse tom exploratório, busca-se muito mais demarcar os pontos de partidapara novas análises, mais profundas sobre o assunto, quer em seus aspectos teóricos,quer emsuas dimensões práticas.



Resumo Inglês:

In this paper, the concept of second screen is analyzed with a look thats earchits relation ship with the narrative character. Even recognizing the novelty of concept and its potential link to several possibilities of arrangements and media devices, this option is given to mark certain territory of studies and also to  organize some practical questions about the use of the second screen. The look is from the field of Communication, but not limited to Advertising or Journalism. As it is something still under construction, do not attemp there a closing idea, to give account of everything that involves the second screen or eventrying to shape all its narrative possibilities relating to communication. With this exploratory tone, it seeks more demarcate the starting point for further analysis, deeper about the subject, both in its theoretical aspects, both in its practical dimensions.