SENSIBILIDADE ESTÉTICA E SENTIMENTO RELIGIOSO NA FILOSOFIA DE MAX HORKHEIMER'S (pelos trinta anos de morte de Horkheimer)

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ISSN: 19822928
Editor Chefe: Araceli Velloso
Início Publicação: 30/06/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

SENSIBILIDADE ESTÉTICA E SENTIMENTO RELIGIOSO NA FILOSOFIA DE MAX HORKHEIMER'S (pelos trinta anos de morte de Horkheimer)

Ano: 2005 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Rafael Cordeiro Silva
Autor Correspondente: Rafael Cordeiro Silva | [email protected]

Palavras-chave: Teoria crítica, Max Horkheimer, estética, religião, filosofia social.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pretende-se investigar a estética e a religião na filosofia de Max Horkheimer, enquanto instâncias de crítica à ordem estabelecida e à imagem de uma sociedade possível ainda não realizada. Mesmo não tendo desenvolvido um pensamento estético de grande envergadura, como foram os casos de Adorno e Marcuse, suas esparsas considerações sobre a relação entre arte e sociedade coincidiram, durante longo período, com as de seus dois colegas do Instituto de Pesquisa Social. Ou seja, a arte autêntica é conhecimento e crítica à sociedade estabelecida. Por sua vez, a religião, embora seja um sentimento verdadeiro, é posta em um nível inferior e concebida como refúgio para os miseráveis, dentro da tradição marxista na qual o filósofo se inserira inicialmente. Ao final da vida, porém, Horkheimer pareceu mais inclinado a considerar que, no mundo administrado, apenas o sentimento religioso cumpria a condição de imagem de um mundo inteiramente outro. As razões para essa mudança de perspectiva podem ser buscadas na sua avaliação tardia sobre a relação entre arte e sociedade.



Resumo Inglês:

This paper aims to investigate aesthetics and religion in the philosophy of Max Horkheimer. Both instances function as a critique to the established order and to the image of a possible although not yet developed society. Despite his lack of a wide range aesthetic thought, in what he differs from Adorno and Marcuse, Horkheimer’s rare considerations about art and society coincided during a long period with those of both colleagues from the Frankfurt Institute of Social Research. Authentic art is, therefore, at once knowledge and critique of the society. Religion, in its turn, in spite of being a true feeling, it’s nevertheless placed at a lower level, labeled as a refugee for the miserable ones, accordingly to the Marxist tradition in which the philosopher had joined. At the end of his life, however, Horkheimer seemed more inclined to consider that, in the administered world, religious feeling was the only one to fulfill the condition of a completely different world (ganz Anders). Reasons to this perspective change must be searched in his late evaluation concerning the relation of art and society.