Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa que ocorreu na forma de estágio obrigatório de prática de pesquisa na graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Tivemos como objetivo identificar quais processos sociais, cognitivos e afetivos interferem na escolha dos(as) parceiros(as) sexuais no universo adolescente a partir das possibilidades críticas da Psicologia Sócio-Histórica. Para tanto, analisamos a subjetividade pela ótica da Epistemologia Qualitativa, de González-Rey (1997), por meio da transcrição de diálogo em grupo focal com 18 alunos de uma escola particular da cidade de Maringá-PR, com idade entre 16 e 17 anos. A partir da análise do corpus coletado, concluímos que a relação dos(as) adolescentes com a sexualidade e afetividade no grupo focal em questão está fortemente vinculada a preceitos moralizantes e cerceadores da liberdade sexual. Por outro lado, a busca pela geração de novos sentidos e a necessidade de uma educação sexual libertadora saltou-nos aos olhos, fazendo-nos atentar para a complexidade da relação entre subjetividade e cultura.
This article presents the results of a research project that occurred in the form of a mandatory internship of research practice in the Psychology graduation at the State University of Maringá. We aimed to identify which social, cognitive and affective processes interfere in the choice of sexual partners in the adolescent universe from the critical possibilities of Socio-Historical Psychology. For this purpose, we analyzed subjectivity from the perspective of Qualitative Epistemology, by González-Rey (1997), through a dialogue transcription in a focus group with 18 students from a private school in the city of Maringá-PR, aged between 16 and 17 years old. From the analysis of the collected corpus, we concluded that the relationship of adolescents with sexuality and affectivity in this focus group is strongly connected to moralizing precepts and restricting sexual freedom. On the other hand, the search for the generation of new significations and the need for a liberating sex education was emphasized to us, making us pay attention to the complexity of the relationship between subjectivity and culture.