Serigrafia versus impressão digital: uma opção pela estética

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ISSN: 19840071
Editor Chefe: Dra. Vera Lúcia Nojima
Início Publicação: 22/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Serigrafia versus impressão digital: uma opção pela estética

Ano: 2019 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Andréa Franco Aminger, Mirella de Menezes Migliari
Autor Correspondente: Andréa Franco Aminger | [email protected]

Palavras-chave: estética, design gráfico, serigrafia, tradição, aesthetics, graphic design and screen printing, tradition

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem como objetivo apresentar as qualidades do processo de impressão serigráfica, sob a ótica do designer gráfico, estabelecendo um viés comparativo com o processo de impressão digital que domina o setor gráfico na atualidade. Sendo este setor muito suscetível às mudanças tecnológicas, questiona-se as escolhas pautadas por fatores como prazo de entrega e custo, em detrimento da qualidade específica de uma técnica atrelada a fatores de cunho sensorial. É lançado então um olhar de viés estético à contribuição da técnica de impressão serigráfica ao design gráfico, a partir da revisão bibliográfica de conceitos de Serroy e Lipovetsky (2015), Adorno (2002), e Mario Vargas Llosa (2013) para analisar impressos em serigrafia versus impressos em gráfica rápida (digital). Diante de fatos históricos levantados, fica evidente que esse processo de impressão está relacionado também ao resgate de uma tradição, e possui portanto um valor intrínseco de acordo com Reis (2007).



Resumo Inglês:

This article aims to present the qualities of the screen printing process, from the perspective of the graphic designer, establishing a comparative bias with the digital printing process that dominates the graphic sector today. As this sector is very susceptible to technological changes, it is questioned the choices based on factors such as delivery time and cost, in detriment of the specific quality of a technique linked to sensory factors. An aesthetic look at the contribution of the screen printing technique to graphic design is then launched, based on the bibliographical review of concepts by Serroy and Lipovetsky (2015), Adorno (2002), and Mario Vargas Llosa (2013) to analyze printed materialsin silkscreenversus fast printing(digital). Given the historical facts raised, it is evident thatthis printing process is also related to the rescue of a tradition, and therefore has an intrinsic value according toReis (2007).