Showing seeing uma crítica da cultura visual

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Showing seeing uma crítica da cultura visual

Ano: 2010 | Volume: 5 | Número: 7
Autores: W J.T. Mitchell; tradução Luciana Marcelino
Autor Correspondente: W J.T. Mitchell | [email protected]

Palavras-chave: tradução e interpretação, estética, história da arte, comunicação e estudos culturais, disciplina(s) e interdisciplinariedade, estudos de imagem, mídia e estudos de mídia, pedagogia, poética, retórica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este ensaio tem como objetivo mapear as principais questões em torno dos estudos visuais como a sua recente transformação em um campo acadêmico, o seu conceito teórico ou objeto de pesquisa e ensino. Após um levantamento de algumas das resistências encontradas pelo estudos visuais em áreas como história da arte, estética e estudos de mídia, e considerando que os estudos visuais vem desempenhando o papel de “suplemento perigoso” para tais campos do saber; este ensaio reflete uma discussão sobre algumas das principais ideias que contribuem positiva ou negativamente para o campo dos estudos visuais. Falsas verdades ou mitos incluem noções de desmaterialização da imagem e do apagamento das fronteiras entre arte e não arte, entre comunicação visual e verbal. Incluem-se também falsas noções de que exista uma mídia exclusivamente visual. A aposta da crítica política do iconoclasta (por exemplo, a derrubada de “regimes escópicos”) também são questionadas, além da proposição de uma estratégia alternativa (Nietzschiana) de “reverberação dos ídolos”. O ensaio conclui com a descrição de estratégias pedagógicas no ensino da cultura visual, centradas em um exercício chamado pelo autor de “showing seeing”.



Resumo Inglês:

This essay aims to map the main issues surrounding the studies such as its recent transformation into an academic field, its theoretical concept or object of research and teaching. After a survey of some of the resistances found by visual studies in areas such as art history, aesthetics and media, and considering that visual studies have been playing the role of “dangerous supplement” to such fields of knowledge; this essay reflects a discussion of some of the main ideas that contribute positively or negatively to the field of visual studies. False truths or myths include notions of dematerialization of image and the blurring of the boundaries between art and non-art, between visual communication and verbal. It also includes false notions that there is exclusively visual media. The wager of iconoclastic political criticism (for example, the overthrow of are also questioned, in addition to proposing an alternative strategy (Nietzschiana) of “idol reverberation”. The essay concludes with the description of pedagogical strategies in the teaching of visual culture, centered on an exercise called by author of “showing seeing”