A significação do público e do privado – A concepção clássica de rousseau e concepção moderna habermas

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ISSN: 2317-5079
Editor Chefe: Eliana Campelo Lago
Início Publicação: 30/09/2008
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

A significação do público e do privado – A concepção clássica de rousseau e concepção moderna habermas

Ano: 2010 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: M. M. Eulálio
Autor Correspondente: M. M. Eulálio | [email protected]

Palavras-chave: estado, sociedade civil, público, privado.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Trata-se de um artigo cujo propósito é apresentar um estudo comparativo entre a concepção e evolução
das relações jurídicas de natureza pública e privada, consubstanciada no pensamento de Rousseau - na sua obra O contrato social-, e aquela preconizada por Habermas, na obra Mudança estrutural da esfera pública. Em Rousseau, a ordem social funda-se em convenção e esta convenção surge da necessidade de conservação do homem. A liberdade natural cede lugar para liberdade civil. Da aquisição da liberdade civil decorrem a propriedade, a liberdade moral a igualdade e a noção de público e privado. A relação entre soberano e corpo político é baseada no interesse público. O público é a pólis, o coletivo, o corpo político. Habermas introduz outra noção de esfera pública, visto como local de disputa entre os princípios divergentes de organização da sociabilidade. A esfera pública é o lugar de deliberação e mediação entre a sociedade civil e o Poder Público. O setor privado é uma esfera pública de pessoas privadas. Compreende a sociedade civil. O Estado é o “poder público”. Ele deve o atributo de ser público à sua tarefa de promover o bem público, o bem comum a todos os cidadãos.



Resumo Inglês:

This article aims at presenting a comparative study between the legal relations’ conception and evolution in public and private nature, based on Rousseau-in his book The social contract, that advocated by Habermas, on the book The structural change of the public sphere. In Rousseau, the
social order bases on the convention and this one comes from the need for man’s conservation.
Liberty natural cedes place to civil liberties. From acquisition of civil liberty arising the property,the moral equality, the liberty and the notion of public and private. The relation between sovereign and body politic is based on the public interest. The public is the Polis, the collective, the body politic. Habermas introduces another concept of public sphere as a place of dispute between the divergent principles of sociability’s organization. The public sphere is the place of deliberation and mediation between civil society and Public Authorities. The private sector is a public sphere of private persons. Includes civil society. The State is the “public authority”. Its public attribute comes from its task of promoting the public well being, the common one to all citizens.



Resumo Espanhol:

Se trata de un artículo cuyo propósito es presentar un estudio comparativo entre la concepción y el desarrollo de las relaciones jurídicas de orden pública y privada, consubstanciada en el pensamiento de Rousseau- en su obra El contrato social-,y aquélla preconizada por Habermas, en la obra Cambio estructural en la esfera pública. En Rousseau, el orden social se basa en convención y esta convención surge de la necesidad de conservación del hombre. La libertad natural cede lugar a la libertad civil. De la adquisición de la libertad civil resultan la propiedad, la libertad moral, la igualdad y la noción de público y privado. La relación entre soberano y cuerpo político es basada en el interés público. Lo público es la polis, lo colectivo, el cuerpo político. Habermas introduce otra noción de esfera pública, vista como local de disputa entre los principios divergentes de organización de la sociabilidad. La esfera pública es el lugar de deliberación y mediación entre la sociedad civil y el Poder Público. El sector privado es una esfera pública de personas privadas. Abarca la sociedad civil. El Estado es el “poder público”. Él debe el atributo de ser público a su tarea de promover el bien público, el bien común a todos los ciudadanos.