Significados e identidade negra na música, arte e pedagogia do grupo Arautos do Gueto em Belo Horizonte

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Significados e identidade negra na música, arte e pedagogia do grupo Arautos do Gueto em Belo Horizonte

Ano: 2010 | Volume: 5 | Número: 7
Autores: Rubens de Oliveira Aredes
Autor Correspondente: Rubens de Oliveira Aredes | [email protected]

Palavras-chave: etnomusicologia, identidade, música afro-brasileira

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, apresento algumas reflexões desenvolvidas durante pesquisa de iniciação científica em etnomusicologia junto ao Grupo Arautos do Gueto em Belo Horizonte. A pesquisa objetiva compreender a criação e recriação de significados na performance musical, em especial os de afirmação da identidade negra, para isso usou da etnografia participativa e análise comparativa. Na introdução apresento o conjunto de fatos observados na realidade que levaram à elaboração do projeto de pesquisa. Depois apresento breve descrição histórica, etnografia e análise etnopedagógica*, discutindo a importância de seu método pedagógico na construção de significados. Apresento análise estrutural de partitura de música que transcrevi a partir de gravação de vídeo em trabalho de campo. Nesta, identifico, à luz da bibliografia, elementos capazes de gerar significado de identidade afro. Por fim concluo que no trabalho artístico-pedagógico do Grupo Arautos do Gueto, elementos musicais e extra-sonoros são articulados de forma a gerar, nos atores sociais, um sentido de identidade negra e de afirmação da mesma



Resumo Inglês:

In this article, I present reflections developed during a research in ethnomusicology with Grupo Arautos do Gueto from Belo Horizonte. The research aims to understand the creation and recreation of meanings in musical performance, especially from Afro descent identity affirmation, for this was applied the participative ethnography and comparative analysis. In introduction I present the group of facts observed in reality that led to the elaboration of the research project. Then I present a brief history, ethnography and ethnopedagogy, discussing the importance of Arauto’s pedagogical method in the construction of meanings. I present the structural analysis of a partition of a music recorded in field work. In this, I identify, using bibliographical information as reference, elements able to generate a meaning of Afro identity. Finally I conclude that in the artistic-pedagogical work of Grupo Arautos do Gueto, musical and extra-sonorous elements are articulated in a way to generate, in social actors, a sense of Afro descent identity and affirmation of it.