SILENO: EDUCADOR DE DIONÍSIO

Basilíade

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ISSN: 2596-092X
Editor Chefe: Irineu Letenski
Início Publicação: 27/01/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Teologia

SILENO: EDUCADOR DE DIONÍSIO

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Antonio Djalma Braga Junior, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santos
Autor Correspondente: A. D. Braga Junior, I. L. M. R. dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: Sileno, Dionisíaco, Educador, Sabedoria, Nietzsche

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo propõe uma interpretação inusitada ou, ao menos, mais apurada sobre a figura de Sileno, o qual figura nos mitos sobre o deus do vinho, Dionísio, como companheiro e educador deste ser divino. Isto porque, na tradição e lendas a personagem Sileno, salvo rara exceção, passa quase desapercebida em seu caráter educador.  Friedrich Nietzsche (1844-1900), em sua obra, O nascimento da tragédia, configura uma excelente exceção, quando dedica uma parte importante desta sua obra para falar da Sabedoria de Sileno. Tomando o trecho nietzschiano como base, discorremos sobre as personagens que figuram na mitologia dionisíaca, bem como a centralidade do mito de Dionísio. Isto com o intuito em demonstrar que o culto ao deus do vinho passa por todo um processo de adaptação, de modo que se transformar de uma celebração especificamente campestre (qual era no período arcaico), em uma celebração citadina (no período clássico) quando obtém sua entronização junto aos deuses da cidade. Todavia, nosso principal argumento é que a personagem de Sileno, de alguma maneira já indicaria um abrandamento nos hábitos campesinos, preparando assim o terreno para a urbanização do deus do vinho.



Resumo Inglês:

This article introduces a new interpretation about the Silenus’s character, or at least, a more specific explanation about him. Silenus is shone in the myths about god of wine, Dionysus, there he plays the role of partner and preceptor of divine being. On the tradition and legends, Silenus is almost never noticed in his educational character. Friedrich Nietzsche (1844-1900), in his book, The birth of tragedy, configures such an amazing exception, when he dedicates one important part of that book to speak about Silenus’s wisdom. Based on a small part of Nietzsche’s text, we analyse the characters who play on Dionysiac mythology, as well as the main idea of Dionysus’s myth. Such a thing aiming to demonstrate the cult of wine’s god goes through the whole adaptation process, whereas it turns from a countryside event to a city celebration, when its raises the same level as gods of the city. Neverthelass, our first subject is to claim that Silenus character would somehow have already point out sophistication in the habits of the countryside, thus preparing the ground for the urbanization of god’s wine.