SIMBOLOGIA ANIMAL: A POMBA E O CORVO NOS BESTIÁRIOS MEDIEVAIS

Aedos

Endereço:
Programa de Pós-graduação em História da UFRGS - IFCH/UFRGS - Caixa postal 15055 - Bairro Agronomia
PORTO ALEGRE / RS
0
Site: http://www.seer.ufrgs.br/aedos
Telefone: (51) 3308-6639
ISSN: 19845634
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 31/01/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

SIMBOLOGIA ANIMAL: A POMBA E O CORVO NOS BESTIÁRIOS MEDIEVAIS

Ano: 2009 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Tiago de Oliveira Bruinelli
Autor Correspondente: Tiago de Oliveira Bruinelli | [email protected]

Palavras-chave: animais, bestiário, idade média, mentalidade, simbologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O uso de símbolos, assim como na sociedade atual, foi presença marcante no período medieval,
onde, mais do que na atualidade, era utilizado com diferentes funções, sendo uma delas, e talvez a
considerada mais importante, a catequização dos fiéis. Em uma sociedade praticamente iletrada, como o
foi a Idade Média, o uso da simbologia animal serviu como ferramenta de catequização para a população.
Nesse sentido, surge um tipo literário, mais tarde conhecido como Bestiário, que fará uso de imagens no
sentido de doutrinar a população. A simbologia animal sairá do papel, permeando a arquitetura das
catedrais, entre os séculos V e XII. Na tentativa de questionar se algo dessa influência chegou até a
atualidade, por exemplo, em imagens devocionais de santos populares católicos, apresenta-se a maneira
como a pomba e o corvo eram tratados nos Bestiários Medievais.



Resumo Inglês:

The use of symbols, as in the present society was marked presence in the medieval period,
where more than at present, was used with different functions, one of them, and considered perhaps the most important, the catequization of the faithful. In a society largely illiterate, as was the Middle Ages,
the use of animal symbolism served as a tool for catequism for population. Accordingly, there is a literary
type, later known as the bestiary, which makes use of images in order to indoctrinate the population. The
animal symbolism out of the paper, permeating the architecture of cathedrals, between V and XII
centuries. In an attempt to question whether something that has influence to the present, for example,
devotional images of popular Catholic saints, is a way the dove and raven were treated in the Medieval
Bestiary.