SIMULAÇÕES DO TEMPO HISTÓRICO EM JOGOS DIGITAIS: A ESTRUTURA PROCEDIMENTAL DA HISTÓRIA UNIVERSAL EM SID MEIER’S CIILIZATION

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ISSN: 2318-1729
Editor Chefe: André Cabral Honor
Início Publicação: 08/07/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

SIMULAÇÕES DO TEMPO HISTÓRICO EM JOGOS DIGITAIS: A ESTRUTURA PROCEDIMENTAL DA HISTÓRIA UNIVERSAL EM SID MEIER’S CIILIZATION

Ano: 2019 | Volume: 7 | Número: 13
Autores: Silva, Alex Alvarez
Autor Correspondente: Silva, Alex Alvarez | [email protected]

Palavras-chave: Sid Meier’s Civilization;Jogos e História;Cultura Histórica; Consciência Histórica; Jogos Digitais

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura de alguns elementos centrais na série de   jogos digitaisSid  Meier’s  Civilization (1991-2018), ressaltandosuas   implicações   paraas representações ficcionais que configuram o tempo histórico. Considerando a retórica procedimental que caracteriza a narrativa dos jogos digitais, oferecemosuma crítica geral sobre as pressuposições que a estruturação mecânica do tempo ficcional e a dinâmica competitiva de Sid Meier’s Civilizationapontam para a constituição de sentidos do tempo histórico –conjugando as categorias de análise de Adam Chapman com as categorias conceituais de Jörn Rüsen acerca das operações cognitivas da consciência  histórica.Destacamos,  ao  final, algumas possibilidades de  investigação  sobre  a  cultura histórica  contemporânea a  partir  da  relação  entre  os history  gamese  a  produção  de  seus/suas jogadores/as.



Resumo Inglês:

The present work aims to present a reading of some central elements on the Sid Meier’s Civilization (1991-2018) digitalgame   series, highlightingtheirimplications   for   fictive   historical   time representations  the  series  configure. Considering  the  procedural  rhetoric  that  characterizes digitalgames narrative, we offer a general criticon the assumptions implied by the mechanical structure of fictive  time  and  the  competitive  dynamics of Sid  Meier’s  Civilizationand to  which historical  time constitutive ways they point –conjugating Adam Chapman’s analytical categories with Jörn Rüsen’s conceptual categories about the historical consciousness cognitive operations. We mark, at the end, someinvestigations possibilities about contemporary historical culture through the relation between history gamesand their player’s own productions.