O presente trabalho objetiva entender por que as empresas do setor de educação tem adotada a estratégia de aquisições e fusões, ao invés de simplesmente se basearem no crescimento orgânico. A hipótese é que existem sinergias nas transações realizadas no setor de educação superior no Brasil, bem como que estas sinergias têm sido convertidas em ganhos econômicos para as empresas adquirentes e para os seus acionistas. Para tanto, o presente trabalho primeiramente apresenta uma revisão da literatura do tema de fusões e aquisição e também uma visão sobre o setor brasileiro de educação superior, incluindo sua evolução, regulamentação e outras informações relevantes para apoiar um entendimento mais profundo sobre o fenômeno estudado. Em seguida, baseando-se na metodologia proposta, o trabalho foca no teste de sua hipótese, através da identificação das sinergias especÃficas presentes no setor e nas empresas selecionadas (Anhanguera, Estácio e Kroton) e da análise de como estas sinergias estão sendo traduzidas em seus resultados econômicos. Finalmente, com base nas evidências geradas por tais discussões, são providas conclusões relativas à veracidade da hipótese.
The present work aims to understand why companies in the sector of education has adopted a strategy
of acquisitions and mergers, rather than simply relying on organic growth. The hypothesis is that there
are synergies in transactions in the higher education sector in Brazil, as well as these synergies have
been converted into economic gains for the acquiring companies and their shareholders. Therefore, this
paper first presents a literature review of the topic of mergers and acquisition and also an insight into the Brazilian higher education, including its evolution, regulation and other relevant information to support a deeper understanding of the phenomenon studied. Then, based on the proposed methodology,
the work focuses on testing their hypothesis by identifying the specific synergies through the industry
and the companies selected (Anhanguera, Estacio and Kroton) and analyzing how these synergies are being translated into its economic results. Finally, based on the evidence generated by such discussions, conclusions are provided regarding the veracity of the hypothesis.