SISTEMA DE INFORMAÇÕES INTERDEPENDENTES: UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DOS JOGOS NA DISTRIBUIÇÃO DO CUSTO CONJUNTO

ABCustos

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ISSN: 1980-4814
Editor Chefe: Clóvis Antônio Kronbauer
Início Publicação: 01/05/2006
Periodicidade: Quadrimestral

SISTEMA DE INFORMAÇÕES INTERDEPENDENTES: UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DOS JOGOS NA DISTRIBUIÇÃO DO CUSTO CONJUNTO

Ano: 2007 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Juliana Pinto, Tarcísio Pedro da Silva, Nelson Hein
Autor Correspondente: Juliana Pinto | [email protected]

Palavras-chave: custos conjuntos, teoria dos jogos, sistemas de informação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo que se apresenta objetiva a sistematização, apresentação dos conceitos fundamentais e utilização da Teoria dos Jogos aplicada a distribuição do custo conjunto, na forma de um sistema de informações interdependentes. É realizada a formalização matemática dos principais conceitos clássicos de solução de um jogo e a apresentação de um exemplo que ilustra sua aplicação ao problema da distribuição de custo conjunto. Como produto da pesquisa conseguiu-se reunir sistematicamente o conjunto de conceitos de solução de jogos, dos quais se derivam todos os conceitos encontrados nos textos atuais. Apresentam-se os conceitos de solução para os chamados jogos cooperativos por meio do conceito de objeção e contra-objeção, de forma a mostrar que os mesmos podem ser vistos como um processo de negociação. Por último são discutidos os resultados e pontos de discussão para uma próxima investigação.



Resumo Inglês:

The objective of this article was to present the systemization and presentation of fundamental concepts and use of Game Theory as applied to distribution of cost sets, in the form of an interdependent information distribution. Mathematical formalization of the principal classical concepts involved in finding game solutions is made, along with presentation of an example that illustrates its application to the problem of distribution of cost sets. One product of the research was that it systematically bringing together the groups of concepts that deal with solving game problems, from which derive all the concepts found in current texts. The article presents the solution concepts for so-called cooperative games by means of the concept of objection and counter-objection, in a way that shows that these can be seen as a process of negotiation. Last but not least, results and discussion points for further investigation are discussed.