Neste trabalho a autora apossa-se das ferramentas da teologia crítica feminista intercultural, para fazer primeiro, uma análise de conjuntura social, cultural e religioso das ideologias veiculadas em Angola antes e depois da colonização, para pontuar a leitora ou o leitor dos motivos que invocaremos nos pontos que seguem. Segundo, as conseqüências da longa guerra vivida por este povo na vida quotidiana das mulheres e da sociedade em geral e terceiro, como as instituições religiosas têm articulado seu discurso em relação às mulheres e suas lutas. Beneficiando-se das técnicas do pensar feminista, a autora faz uma análise crítica da situação atual da mulher angolana reconhecendo seus esforços e lutas para sua sobrevivência e no combate a discriminação, assim como, a violência domestica, social e religiosa.
In this work the author uses the tools of the critic feminist intercultural theology for: first, analyze the social, cultural and religious conjuncture of the ideologies conveyed in Angola before and after the colonization. This analysis shows to reader the motives that will be point in the following sections, that is: second, the consequences of the long war lived by this people, specially, in the daily life of the women and of the society in general and third, how the religious institutions have articulated their talk in relation to women and theirs struggles. Benefiting itself of the techniques of feminist thinking the author critically analyzes the present situation of the Angolan woman recognizing her efforts and struggles to survive and combat the discrimination, as well as the domestic, social and religious violence.
En este trabajo se utiliza las herramientas de la teología crítica feminista intercultural para hacer primero, un análisis de la coyuntura social, cultural y religioso de las ideologías vehiculadas en Angola antes de y después de la colonización, para puntuar a la lectora o el lector de los motivos que serán señalados después: segundo, las consecuencias de la larga guerra vivida por esta gente, en especial, para la vida diaria de las mujeres y de la sociedad en general y tercer, como las instituciones religiosas han articulado su discurso con la relación las mujeres y suyas luchas. Con las técnicas de pensamiento feminista, la autora hace un análisis crítico para presentar la situación de la mujer Angoleña y, así, reconoce los esfuerzos y las peleas para su supervivencia y para la batalla contra la discriminación, así como también, contra la violencia domestica, social y religiosa.