SOB O DOMÍNIO DA COR: CINEMA E PINTURA EM LE BONHEUR (1965) DE AGNÈS VARDA

O Mosaico

Endereço:
Rua dos Funcionários nº 1357, Cabral Curitiba - PR - 41 3250-7300 - 41 3250-7301
Curitiba / PR
80035050
Site: http://www.fap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=140
Telefone: (41) 3250-7339
ISSN: 21750769
Editor Chefe: Zeloi Ap Martins dos Santos
Início Publicação: 31/05/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

SOB O DOMÍNIO DA COR: CINEMA E PINTURA EM LE BONHEUR (1965) DE AGNÈS VARDA

Ano: 2011 | Volume: 1 | Número: 6
Autores: Laura Carvalho Hércules
Autor Correspondente: L. C. Hércules | [email protected]

Palavras-chave: Agnès Varda; Le bonheur; a cor no cinema; cinema e pintura; relações de gênero.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Agnès Varda, em seu primeiro longa-metragem em cores (Le bonheur, 1965), apostou no visual idílico ultracolorido de modo a discutir o conceito de felicidade numa sociedade regida por códigos patriarcais. Partindo de referências à pintura, desde as citações às paisagens impressionistas até as cores da arte moderna, Le bonheur conjuga uma imbricada relação entre cor, pintura e relações de gênero.