SOB OS SIGNOS DA RUÍNA: MITO, MEMÓRIA E ESPAÇO EM ÓRFÃOS DO ELDORADO, DE MILTON HATOUM

Ícone

Endereço:
Rua da Saudade, 56 - Vila Eduarda
São Luís de Montes Belos / GO
76100000
Site: https://www.revista.ueg.br/index.php/icone/index
Telefone: (64) 3671-1427
ISSN: 1982-7717
Editor Chefe: Maria Aurora Neta
Início Publicação: 01/12/2007
Periodicidade: Semestral

SOB OS SIGNOS DA RUÍNA: MITO, MEMÓRIA E ESPAÇO EM ÓRFÃOS DO ELDORADO, DE MILTON HATOUM

Ano: 2018 | Volume: 18 | Número: 2
Autores: Alex Bruno da Silva, Magali Nunes Machado
Autor Correspondente: Alex Bruno da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Mito, Cidade, Identidade, Narrativa brasileira contemporânea.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo examina a relação entre mito, memória e espaço no romance Órfãos do Eldorado, publicado em 2008, pelo escritor Milton Hatoum. A narrativa de Hatoum resgata mitos e lendas indígenas, misturados a aspectos culturais da cidade de Manaus, usando, para tanto, a técnica do relato oral, típico da tradição literária oriental. Será observado que, no referido romance, a intertextualidade com o mito colonizador se constrói pelo viés da contestação dos valores, pois nem cidade nem personagem conseguem se constituírem sobre bases firmes, pois tudo parece móvel: o progresso da cidade e a identidade da personagem. Portanto, para refletir sobre a problemática da rememoração da vida do narrador Arminto, sempre perpassada pelo mito da cidade encantada, serão utilizados os pressupostos teórico-críticos de Mirceia Eliade (2002/2007), Ecléa Bosi (2003), Joel Candau (2016), Tânia Pellegrini (2007), Monfardini (2005), entre outros.



Resumo Inglês:

This article examines the relationship between myth, memory and space in the novel Órfãos do Eldorado, published in 2008, by the writer Milton Hatoum. The narrative of Hatoum rescues indigenous myths and legends, mixed with cultural aspects of the city of Manaus, using, for that, the technique of oral reporting, typical of the Eastern literary tradition. It will be observed that in the novel, the intertextuality with the colonizing myth is built by the bias of the contestation of values, because neither city nor character can be built on firm bases, because everything seems mobile: the progress of the city and the identity of the character. In order to reflect on the problematic of the reminiscence of the life of the narrator Arminto, always pervaded by the myth of the enchanted city, the theoretical-critical assumptions of Mirceia Eliade (2002/2007), Ecléa Bosi (2003), Joel Candau (2016), Tânia Pellegrini (2007), Monfardini (2005), among others.