Sobre a descolonização do conhecimento – a invenção de outras epistemologias

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ISSN: 0103801X
Editor Chefe: Etienne Higuet
Início Publicação: 28/02/1985
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

Sobre a descolonização do conhecimento – a invenção de outras epistemologias

Ano: 2012 | Volume: 26 | Número: 43
Autores: S. O. Piza, D. Pansarelli
Autor Correspondente: S. O. Piza | [email protected]

Palavras-chave: modernidade, colonialismo, epistemologias, descolonização

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O acúmulo de pesquisas e publicações acerca da pluralidade epistemológica vem ganhando notoriedade há, pelo menos, uma década. A despeito da identificação de produções significativamente mais antigas sobre o tema, as crises globais - políticas, econômicas, subjetivas - que deram o tom do início do século XXI - possivelmente favoreceram que se jogasse luz nesta questão: a forma de conhecimento consagrada, ao menos desde o Iluminismo, já não era capaz de responder aos desafios históricos da contemporaneidade. Este artigo trata de apresentar, primeiro, e com alguma brevidade, uma hipótese interpretativa da modernidade que favorece a compreensão de sua vinculação com o colonialismo. A esta etapa, fundamentada, sobretudo, na hermenêutica histórica de Enrique Dussel, seguirá um esforço pela reunião de argumentos de outros autores pós-colonialistas, tais como Walter Mignolo e Boaventura de Souza Santos, em favor de uma pluralidade epistemológica e a proposta de criação de epistemologias do sul.



Resumo Inglês:

The accumulation of research and publications on epistemological pluralism is gaining
notoriety for at least a decade. Despite the identification of significantly older productions
on the topic, global political, economic, and subjective crises that set the tone for
the beginning of the 21st century, have possibly shed some light on this issue: the form
of knowledge established at least since Enlightenment was no longer able to meet the
historical challenges of our times. This article first and briefly presents an interpretative hypothesis of modernity that promotes the understanding of its relationship with
colonialism. This stage, based mainly on the historical hermeneutic of Enrique Dussel,
is followed by an effort to join the arguments of other postcolonial authors such as
Walter Mignolo and Boaventura de Souza Santos, in favor of a epistemological plurality
and a proposal to create Southern epistemologies.



Resumo Espanhol:

La acumulación de investigaciones y publicaciones sobre el pluralismo epistemológico
está ganando notoriedad durante al menos una década. A pesar de la identificación de
las producciones significativamente mayores en el tema, las crisis globales –políticas,
económicas y subjetivas– que establecen el tono para el comienzo del siglo XXI – tal
vez tengan arrojado luz sobre esta cuestión: la forma consagrada de conocimiento, al
menos desde la Ilustración, ya no era capaz de responder a los desafíos históricos de
la contemporaneidad. Este artículo trata de presentar, primero, y con un poco de brevedad,
una hipótesis interpretativa de la modernidad que promueve la comprensión de
su relación con el colonialismo. Esta etapa, basada principalmente en la hermenéutica
histórica de Enrique Dussel, es seguida por un esfuerzo de reunir los argumentos de
otros autores poscoloniales, como Walter Mignolo y Boaventura de Souza Santos, a favor
de una pluralidad epistemológica y la propuesta de creación de epistemologías del Sur.